Quantidade foi removida após os técnicos da distribuidora fiscalizarem 37 postes em cinco ruas durante a operação.
Em operação de ordenamento realizada nos bairros da Federação e Doron, em Salvador, a Neoenergia Coelba removeu mais de duas toneladas de fios de telefonia e internet que estavam instalados de forma irregular nos postes da concessionária. Somente nesta ação, os técnicos da distribuidora percorreram cinco ruas e fiscalizaram 37 postes nas localidades. Os cabos retirados representavam risco à segurança da população e ao fornecimento de energia da região.
Na Federação, as equipes da distribuidora contaram com o apoio da Prefeitura de Salvador e vistoriaram as estruturas das ruas Engenheiro Jaime Zaverucha, Engenheiro Almiro Queiroz e Engenheiro Rubens Pires Ferreira. Somente no bairro, aproximadamente 1,5 tonelada de cabos foram removidos. Já em Doron, os técnicos fiscalizaram as ruas Eugênio Ribeiro e Tidália Menezes, removendo mais de 600 quilos de fios irregulares.
Figura 1 Poste no Parque São Braz, antes da ação
Informada com antecedência para as empresas de telefonia e internet, a ação foi necessária para garantir que os fios de telecomunicações instalados nos postes não representem risco de segurança para a população e prejuízo ao fornecimento de energia elétrica dos bairros. Os provedores de internet e telefonia tiveram um prazo estipulado para realizarem as adequações e as empresas que não Placa de sinalização na frente de um prédio Descrição gerada automaticamentecumpriram tiveram as redes irregulares removidas.
Além dos fios instalados de forma irregular pelas empresas que possuem cadastro com a Neoenergia Coelba, existiram, ainda, situações de clandestinidade, quando provedores de internet instalam a fiação à revelia da distribuidora, sem qualquer comunicação e fora de todos os padrões técnicos de segurança.
Regularização
A Neoenergia Coelba disponibiliza um canal de atendimento direto para que empresas de telefonia e internet que atuam, ainda, de forma irregular, possam se regularizar junto à distribuidora. O processo de regularização – que se inicia com a declaração de todos os postes já utilizados, é realizado online através do Geos, plataforma disponibilizada temporariamente para as empresas de telefonia e internet em regularização.
Figura 2 Poste no Parque São Braz, depois da ação
Caso as operadoras tenham alguma dúvida sobre o processo, a Neoenergia Coelba disponibilizou aqui no site, na aba Atendimento ->
Compartilhamento de Postes, uma página com as informações necessárias para a regularização das empresas. A Neoenergia Coelba ressalta que o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas 001/1999 e 002/2001, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP), 004/2014 da Aneel e Anatel e 797/2017, da Aneel. De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas e atender às normas técnicas e comerciais específicas.