Destino de milhares de baianos e turistas durante o São João, a cidade de Jequié recebeu uma ação especial para o ordenamento dos cabos de telefonia e internet. Entre os dias 5 e 8 de junho, A Neoenergia Coelba removeu aproximadamente 500 quilos de fios instalados irregularmente nos postes da concessionária, diminuindo a poluição visual e os riscos de incêndios na fiação. Uma segunda etapa está prevista para a primeira semana de julho.
A ação fiscalizou 25 postes nas ruas João Mangabeira, Felix Gaspar e Praça Rui Barbosa. Além dos cabos, também foram removidas 13 caixas de internet irregulares. “Esses equipamentos representam um elevado risco para a população, pois possuem materiais cuja utilização não é indicada para ambientes externos – como os populares “T” e switch. O trabalho de remoção aumenta a segurança para os moradores e mitiga possíveis interrupções de energia”, destaca a supervisora de Projetos da Neoenergia Coelba, Hannah Miranda.
Para realizar a operação, todas as operadoras de telefonia e internet que atuam na região e possuem contrato com a Neoenergia Coelba para o compartilhamento dos postes foram comunicadas previamente – conforme determina a regulação do setor. As empresas foram convocadas com antecedência para garantir a continuidade do serviço de internet para os seus clientes.
As operadoras de telecomunicação são responsáveis pela manutenção e ordenamento dos cabos de telefonia. Ações, como a que estão acontecendo em Jequié, são realizadas pela Neoenergia Coelba de maneira proativa, visando a segurança da população. Até maio, a distribuidora de energia já removeu mais de 130 toneladas de fiação irregular em toda a Bahia.
Complementar às atuações em campo da distribuidora, o cliente também pode ser um aliado da Neoenergia Coelba no combate às ligações irregulares de internet e telefonia. Em nosso site é possível verificar se a empresa que oferece o serviço de internet para a sua residência está regular. É só acessar
aqui e clicar em “Empresas de Telecom Habilitadas”.
Regularização
A Neoenergia Coelba disponibilizou um canal de atendimento direto para que empresas de telefonia e internet que atuam de forma irregular possam se regularizar junto à distribuidora. Através do e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com, as operadoras poderão tirar suas dúvidas e receber orientações sobre o assunto.