Em operação de ordenamento realizada em Vitória da Conquista, a Neoenergia Coelba removeu mais de 250 quilos de fios de telefonia e internet que estavam instalados de forma irregular nos postes da concessionária. Somente nesta ação, os técnicos da distribuidora percorreram três vias e fiscalizaram 76 postes nas localidades. Os cabos retirados representavam risco à segurança da população e ao fornecimento de energia da região.
A ação de ordenamento percorreu três importantes vias da cidade: Avenidas Artur Seixas e Vivaldo Mendes Ferraz, além da Travessa Lehar David. A distribuidora voltará aos locais nos próximos dias para realizar uma operação complementar e verificar, novamente, o estado das fiações.
Informada com antecedência para as empresas de telefonia e internet, a ação foi necessária para que os fios de telecomunicações instalados nos postes não representem risco de segurança para a população e prejuízo ao fornecimento de energia elétrica. Os provedores de internet e telefonia tiveram um prazo estipulado para realizarem as adequações e as empresas que não cumpriram tiveram as redes irregulares removidas.
Além dos fios instalados de forma irregular pelas empresas que possuem cadastro com a Neoenergia Coelba, existiram, ainda, situações de clandestinidade, quando provedores de internet instalam a fiação à revelia da distribuidora, sem qualquer comunicação e fora de todos os padrões técnicos de segurança.
Regularização
A Neoenergia Coelba ressalta que o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas 001/1999 e 002/2001, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP), 004/2014 da Aneel e Anatel e 797/2017, da Aneel. De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas e atender às normas técnicas e comerciais específicas.
Para estimular a regularização das empresas, a Neoenergia Coelba vem promovendo workshops e iniciativas com as operadoras de telecomunicação. Uma delas é a criação de um canal de atendimento direto, pelo e-mail
atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com, criado para que prestadoras que atuam, ainda, de forma irregular, possam se regularizar junto à concessionária.
Confira se a sua operadora de internet atua de maneira regular
A Neoenergia Coelba criou uma página em seu site para que o cliente verifique se a empresa que oferece o serviço de internet para a sua residência está regular com a distribuidora. Para acessar, basta clicar
aqui ou seguir os seguintes passos: acesse o site (www.neoenergiacoelba.com.br) > na página principal, selecione “Atendimento > “Compartilhamento de postes” > clique em “Empresas de Telecom Habilitadas.