Três pessoas são presas em Sobradinho por furto de energia

 
 Em uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar e Coelba, na manhã desta sexta-feira (26).

Sobradinho.jpeg

Em uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar e Coelba, na manhã desta sexta-feira (26), três pessoas foram presas na zona rural de Sobradinho, no Norte da Bahia. A Operação Varredura de combate ao furto de energia percorreu áreas ribeirinhas da região e localizou, no povoado de Correnteza, uma fazenda produtora de manga e limão com ligação clandestina de energia.

O proprietário e dois funcionários foram detidos e outros dois funcionários também foram levados para prestar depoimento na delegacia de Sobradinho. O furto de energia vinha sendo praticado há cerca de dois anos. 

Os técnicos da Coelba desativaram 200 metros de rede clandestina. Foram recuperados 150 mil quilowatts-hora (kWh), energia suficiente para abastecer o município de Campo Alegre de Lourdes por 15 dias

Em 2020, foram realizadas mais de 13 mil fiscalizações na região Norte do Estado. Os técnicos encontraram 3 mil irregularidades, um total de 27,6 milhões de kWh recuperados. O volume é suficiente para abastecer 240 mil residências durante um mês ou a cidade de Senhor do Bonfim durante cinco meses.

O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Em 2020, foram realizadas mais de 36 mil fiscalizações na região. Os técnicos encontraram 12 mil irregularidades, um total de 43,4 milhões de kWh recuperados. O volume é suficiente para abastecer 380 mil residências ou a cidade de Senhor do Bonfim durante seis.

Como denunciar
Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Coelba mantém um programa constante de inspeções. A empresa tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o telefone 116 ou o site www.coelba.com.br.


Sobre a Coelba
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).

Voltar