Em três meses, a Neoenergia Coelba removeu 6,85 toneladas de cabos de telefonia e internet instalados irregularmente nos postes da rede elétrica na Bahia. O número é o maior já retirado pela distribuidora em um trimestre. Em média, foram retiradas por dia 66 quilogramas (kg) de cabos. Os números são fruto das 96 ações de inspeções realizadas no estado, com mais de 400 notificações emitidas às empresas de telecomunicações.
No mesmo período, foram retiradas cerca de três mil “caixas de internet” – que são equipamentos que não respeitam os padrões técnicos, como switches e cabos UTP/STP, e que são energizados a partir de uma ligação clandestina. Esse é um dos principais fatores das ocorrências de incêndios em fiações.
O número expressivo já nos primeiros meses do ano mostra os esforços da distribuidora em coibir o crescente movimento de ocupações clandestinas nos postes da rede elétrica. Além de garantir a qualidade no fornecimento de energia para a população, a retirada desses cabos e equipamentos garante a segurança das pessoas, uma melhoria do aspecto visual e evita incêndios.
“O expressivo resultado conquistado neste primeiro trimestre é o reflexo da atuação continua e cada vez mais estratégica da Neoenergia Coelba no combate às ocupações irregulares. O resultado é uma ocupação racional dos nossos postes e mais segurança para a população”. destaca a gerente de Processos de Rede da Neoenergia Coelba, Karin Cynira Barbosa.
Complementar às atuações em campo da distribuidora, o cliente também pode ser um aliado da Neoenergia Coelba no combate às ligações irregulares de internet e telefonia. No site da distribuidora, é possível verificar se a empresa que oferece o serviço de internet para a sua residência está regular. Para acessar, basta seguir os seguintes passos: Acesse o site da distribuidora > na página principal, selecione “Atendimento > “Compartilhamento de postes” > clique em “Empresas de Telecom Habilitadas”.
Operadoras irregulares
O número de operadoras atuando de maneira irregular na Bahia vem crescendo à medida que o serviço está sendo demandado. Das mais de 700 empresas autorizadas pela Anatel para atuar no Estado, pouco mais de 100 têm contrato com a distribuidora.
Para mudar este cenário, a Neoenergia Coelba criou um canal de atendimento direto, pelo e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com, para que prestadoras que atuam, ainda, de forma irregular, possam se regularizar junto à concessionária.
Responsabilidade de manutenção
A manutenção das redes de telefonia e internet é de responsabilidade das operadoras, que são as proprietárias destes cabos e equipamentos. A atuação da Neoenergia Coelba tem como objetivo a segurança das pessoas e do sistema elétrico, devido aos riscos que essa fiação representa. Existem duas situações em que a distribuidora remove a fiação: uma é quando a empresa atua clandestinamente, lançando os fios sem autorização da distribuidora e sem seguir os padrões técnicos e de segurança exigidos; e a segunda acontece quando a operadora, que possui contrato com a distribuidora, não realiza a manutenção devida, deixando os cabos em situação de risco à população.
Sobre a Neoenergia Coelba - A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).