A diminuição das chuvas e os ventos de maior intensidade favorecem a brincadeira com pipas. Mas a diversão de crianças e adultos pode ser muito perigosa e, por isso, a Coelba reforça as orientações sobre os cuidados de empinar pipas perto da rede elétrica.
Além de colocar a vida de pessoas em risco, a brincadeira prejudica o fornecimento de energia. Somente neste mês de Agosto, a concessionária contabilizou 12 desligamentos provocados por pipas na região de Barreiras, e um total de 58 ocorrências desse tipo durante todo o ano de 2020.
As principais ocorrências foram registradas nos bairros Vila Amorim, Vila Rica, Santa Cruz e Ouro Branco. No dia 23 de julho, cerca de 10 mil clientes ficaram sem energia no bairro Vila Rica por quase de três horas, após o rompimento de um cabo provocado por uma pipa que ficou enroscada na fiação.
O risco de empinar pipas próximo da rede elétrica é acentuado pelo uso do cerol aplicado à linha, que se torna um condutor de energia por conter raspas de vidro e pó metálico adicionado à cola. Ao tocar na fiação, a linha da pipa pode ser energizada e provocar o choque elétrico. As pipas também, ao se enroscarem nos fios elétricos, podem provocar curto-circuito, ocasionando, inclusive o rompimento de cabos, como ocorreu no bairro Vila Rica.
Para que não haja riscos à segurança e ao fornecimento de energia, alguns cuidados precisam ser adotados. As pipas nunca devem ser empinadas próximo da rede elétrica. O ideal é que a brincadeira aconteça em locais como praias e campos.
A Coelba adverte que, em caso de pipas presas em postes ou na fiação, as pessoas jamais devem tentar retirá-las. Apenas profissionais da Coelba estão devidamente autorizados e capacitados para se aproximar da rede elétrica.
Algumas dicas para soltar pipas com segurança:
• Não soltar pipas/arraias perto da rede elétrica. A linha pode conduzir a energia e provocar queimaduras;
• Escolha lugares abertos e espaços livres, como praias, campo de futebol, praças e parques;
• Se a pipa enroscar nos fios, não tente retirar;
• Não use material ou fio metálico para fazer pipas, pois conduzem eletricidade;
• Os “temperos” das linhas, feitos com vidro moído, também são extremamente perigosos, pois podem cortar os fios elétricos;
• Atenção com motos e bicicletas. A linha pode ser perigosa para quem dirige estes veículos;
Sobre a Coelba
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).