Em ação realizada nos municípios do centro-norte e nordeste da Bahia, concessionária desativou 4 ligações clandestinas de energia
Em operação realizada nos municípios de Lamarão, Água Fria e Biritinga, Coelba recuperou mais de quatro milhões de quilowatt-hora, total que havia sido desviado de quatro unidade consumidoras flagradas furtando energia. Equipes técnicas da Coelba atuaram simultaneamente nos três municípios, entre os dias 02 e 04 de fevereiro, e no total foram inspecionadas 50 unidades. A energia desviada — que é suficiente para abastecer o município de Santa Bárbara por um mês, foi recuperada através da cobrança dos clientes autuados.
Os alvos desta operação foram mapeados através de análises nos softwares da concessionária e sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica em suas redes de distribuição. Nas unidades inspecionadas, foram retirados desvios de energia utilizados para manipular a medição, à revelia da distribuidora. As irregularidades encontradas representavam, também, um risco a segurança da população local, uma vez que as ligações clandestinas foram feitas fora dos padrões técnicos e com fiações expostas.
A concessionária ressalta que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro e a pena para o responsável pela prática ilegal pode chegar a oito anos de reclusão.
Como denunciar
A Coelba reforça a importância da denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site www.coelba.com.br, na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.
Sobre a Coelba
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba),
empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).