Os participantes terão a oportunidade de conhecer o funcionamento de um veículo movido à eletricidade, seus equipamentos, modos de manutenção e carregamento
A Neoenergia, controladora da Neoenergia Coelba, inicia nesta semana uma série de capacitações para profissionais do mercado automotivo, com um ciclo de formação que os permitirá atuar em toda a cadeia que envolve a viabilidade da mobilidade elétrica no país. As aulas serão ministradas por professores do SENAI Bahia, parceiro no projeto, e formará instrutores que no futuro contribuirão com a formação de outros profissionais da área.
A partir desse piloto, o tema passa a integrar a grade fixa da instituição e os próximos treinamentos poderão ser abertos ao público em geral. O curso intitulado como “Manutenção Preventiva em Veículos Elétricos, Instalação, Operação e Manutenção de carregadores”, terá carga horária de 80 horas em cada módulo, somando 160 horas de formação no total nas três etapas.
As aulas acontecerão em um período de três meses, quando será apresentado o atual panorama do mercado de eletromobilidade no Brasil e no Mundo, bem como os desafios da viabilidade no país, já com as experiências vivenciadas na implantação do Corredor Verde, pela Neoenergia.
“Avançamos com as obras do Corredor Verde e durante o processo consolidamos conhecimentos que contribuirão para tornar o corredor comercialmente viável. Parte desse conhecimento e os aprendizados foram um norte para pensar o cronograma das capacitações”, afirma o gerente corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia, José Brito.
O Corredor VerdeO setor elétrico tem um papel relevante no movimento rumo à economia de baixo carbono. Para isso, a Neoenergia já promove em suas empresas mudanças focadas na descarbonização, descentralização e digitalização dos seus processos. A companhia acredita na eletrificação como um dos principais caminhos e realiza, entre diversas ações, o Corredor Verde, projeto de Pesquisa & Desenvolvimento regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que entregará o maior corredor de mobilidade elétrica do Nordeste. Com mais de 1.200 km de extensão e 18 pontos de recarga, o Corredor Verde conectará seis capitais, entre Salvador (BA) a Natal (RN), passando por Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE) e João Pessoa (PB).
O projeto abrange seis dos nove estados do Nordeste, passando por 70 municípios e contribuindo para que milhares de pessoas possam aderir à mobilidade elétrica de forma mais sustentável. O projeto contempla ainda o desenvolvimento de dois aplicativos: um exclusivo para os motoristas acompanharem informações sobre a localização das estações e outro voltado para gestão dos eletropostos, com dados das estações de recarga e definição de preços.
O uso do carro elétrico diminui a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para a descarbonização do planeta. Além do benefício ambiental, o carro movido a eletricidade garante outras vantagens, a exemplo da eficiência. O veículo elétrico roda 100 quilômetros por um valor menor quando comparado a outros combustíveis. Todos esses fatores combinados contribuem no estímulo à consciência ecológica e no investimento em iniciativas ‘verdes’.