A Neoenergia Coelba inaugurou, nesta segunda-feira (14), uma nova usina solar fotovoltaica no Colégio Estadual da Bahia - Central, no bairro de Nazaré, dentro do projeto “Eficiência energética e escolas sustentáveis”. A ação consiste em uma parceria entre a distribuidora e a Secretaria de Educação do Estado (SEC), firmada a partir de um termo de cooperação técnica, que tem como objetivo a potencialização de ações socioeducativas que contribuam para a consolidação de projetos de eficiência energética; de combate ao desperdício de energia elétrica; e de formação técnica profissional.
A inauguração da usina faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Coelba, regulado pela Agência Nacional de Figura 2 Placas instaladas no teto do Colégio centralEnergia Elétrica (Aneel). O sistema instalado no Colégio Central é composto por 135 placas, com geração de 45,9 kWp e uma estimativa de produção de 68.11MWh/ano. Com isso, a unidade escolar caminha para se tornar uma escola sustentável, a partir de três dimensões inter-relacionadas: espaço físico, gestão e currículo.
Durante a cerimônia, além do descerramento da placa em alusão à ação, foram realizadas atividades socioeducativas e de eficiência energética relacionadas às escolas sustentáveis, bem como orientações sobre consumo eficiente e seguro de energia elétrica. A programação incluiu, ainda, a visita ao espaço de instalação do inversor e roda de conversa, visando contribuir para a disseminação e enraizamento da cultura da sustentabilidade.
Estudos técnicos já estão em andamento para a instalação de equipamentos em outras sete escolas. Até o final de 2022, a previsão é que sejam instaladas usinas solares fotovoltaicas em 20 unidades da rede estadual de ensino.