Neoenergia Coelba reforça orientações para evitar o toque acidental na rede elétrica

07/10/2021

População precisa estar atenta na hora de realizar qualquer tipo de serviço próximo à rede elétrica

A realização de determinadas atividades, mesmo que habituais, exige que a atenção com a eletricidade seja redobrada. O manuseio de objetos ou a execução de algum serviço próximo à rede elétrica representa perigo para a população, pois qualquer descuido pode causar um acidente grave. Para auxiliar na execução dos afazeres com segurança, a Neoenergia Coelba reuniu algumas orientações sobre o assunto.

As obras e reformas residenciais foram as atividades que mais resultaram em choques por toque acidental na rede elétrica no ano. Antes de começar qualquer intervenção, é preciso estar ciente que a atividade deverá ser realizada por profissionais qualificados e de que as paredes, janelas e sacadas não podem ser erguidas em uma distância menor que 2,5 metros da rede de energia. Isso evita os toques acidentais na fiação que podem resultar em acidentes graves, seja durante a construção ou reforma da residência.

O cuidado deve ser redobrado ao utilizar objetos como barras de ferro, sarrafos, réguas de reboco, vergalhões e outros tipos de materiais metálicos, pois eles podem conduzir a corrente elétrica ao se aproximarem da rede. Além disso, recomenda-se ficar atento ao montar andaimes e utilizar escadas, que devem sempre ser mantidos longe da rede elétrica, pois essas estruturas podem conduzir energia e causar choque elétrico.

Outra situação em que a desatenção pode gerar uma situação perigosa é na instalação de antenas, que deve ser feita longe da rede elétrica. Além disso, quando há chuvas ou ventos fortes, a antena pode inclinar ou cair em direção aos cabos, o que representa grande risco. Caso isso aconteça, jamais segure ou tente recuperar a antena, pois o risco de choque é grande.
 
As podas também exigem muita atenção. Se elas forem realizadas em terreno particular, deverão ser feitas por profissionais qualificados. Caso a poda seja em vias públicas, ela só deve ser realizada pela Prefeitura ou Corpo de Bombeiros. As distâncias do vegetal e ferramentas para as redes elétricas deverão ser obedecidas.  O manuseio de objeto metálico para realizar o corte da vegetação aumenta o risco de condução de corrente elétrica. Situações em que os galhos estejam próximos à rede elétrica devem ser reportadas à distribuidora, que fará a poda em segurança.

Lembre-se sempre que apenas os técnicos da Neoenergia Coelba têm autorização para mexer na rede elétrica. Nunca tente afastar a fiação ou retirar um objeto que esteja sob os cabos de energia. Se, por algum motivo, uma parte do veículo estiver encostada em fios energizados, não saia do automóvel e nem encoste na parte externa do mesmo. Em qualquer situação que envolva a rede elétrica, entre em contato com a distribuidora através dos nossos canais de atendimento, como o 116 ou o Whatsapp (71 3370-6350). Nossos profissionais são treinados e possuem todo o equipamento de proteção necessário para a realização do serviço de forma segura.

Voltar