Neoenergia Coelba reforça sua operação com nova subestação móvel modular

14/06/2022

Equipamento possui tecnologia de ponta e poderá ser utilizado em emergências ou manutenções preventivas

subestacao-movel-neoenergia-coelba.png
Subestação móvel Neoenergia Coelba. Crédito: Neoenergia
 
A Neoenergia Coelba investiu mais de R$ 10 milhões na aquisição de mais uma subestação móvel, equipamento utilizado para atendimentos emergenciais e programados em transformadores de força e subestações. Diferente das demais já em funcionamento na Bahia, a nova subestação é do tipo modular, possuindo tecnologias diferenciadas. Com este equipamento, a execução de serviços, que precisariam interromper o fornecimento de energia, poderá ser realizada sem a necessidade de realizar o desligamento de clientes.

O novo equipamento chegou na Bahia no último mês e, com esta nova aquisição, a distribuidora conta com um total de três subestações móveis completas e uma subestação móvel modular, estrategicamente posicionadas para atender às necessidades de fornecimento de energia elétrica em todo Estado.

Diferente das demais subestações móveis da empresa, que necessitam de autorizações especiais de trânsito para percorrer pequenas distâncias, o novo ativo foi planejado e executado com dimensões para não ter restrições, permitindo maior celeridade no transporte, manobras em locais de difícil acesso e oferecendo a mesma qualidade operacional. 

Além disso, a nova subestação móvel modular possui tecnologias diferenciadas. O equipamento possui comunicação total com o Centro de Operações Integradas (COI), passando informações sobre as condições operacionais de forma online. Ela também realiza a medição de temperatura com fibra óptica, diminuindo as interferências e aumentando a segurança. O ativo conta, ainda, com um sistema de proteção com tecnologia de ponta e tecnologia plugin para conexão do sistema de proteção/controle entre os módulos.

Em ocorrências emergenciais em transformadores de força das subestações convencionais, a subestação móvel modular será deslocada até o ponto de falha, permitindo reduzir drasticamente o tempo de restabelecimento e do fornecimento da energia para os milhares de consumidores ligados à subestação. Além disso, as subestações móveis modulares também serão amplamente utilizadas em manutenções preventivas e nas obras de ampliações das 354 subestações fixas da Neoenergia Coelba, evitando a interrupção do fornecimento de energia para o consumidor.

 “A aquisição desses equipamentos traz maior confiabilidade e capacidade de atendimento aos clientes e ajudam ainda a Neoenergia Coelba a melhorar os indicadores de qualidade por meio de ações para redução da frequência (FEC) e duração (DEC) das interrupções no fornecimento de energia”, explica Jader Carneiro, superintendente de Redes e Subestações. “Com a chegada de mais esta unidade, ampliamos a confiabilidade do sistema elétrico e, consequentemente, a satisfação dos nossos clientes”, conclui.

Sobre a Neoenergia Coelba - A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes). 

neoenergia-coelba-energia-do-futuro-14-6.jpg
Voltar