Em parceria com a Prefeitura de Salvador, operação é necessária para aumentar a confiabilidade do fornecimento e segurança da população
A Neoenergia Coelba está realizando uma operação para o ordenamento da fiação de telefonia e internet em nove ruas do Centro Histórico de Salvador. A iniciativa, executada em parceria com a Prefeitura Municipal, tem como principal objetivo identificar e remover os cabos das empresas de telecomunicações clandestinas, que oferecem risco à segurança da população e ao fornecimento de energia da localidade.
No total, serão vistoriados pelos técnicos da distribuidora 118 postes nas seguintes vias: Rua da Ajuda, Rua do Tira Chapéu, Rua das Vassouras, Rua de São Francisco, Rua Saldanha da Gama, Rua Visconde de Itaparica, Rua Ruy Barbosa, Ladeira da Praça e Caminho Novo do Taboão.
As operadoras de telefonia e internet que possuem contrato com a Neoenergia Coelba para o compartilhamento dos postes foram comunicadas previamente sobre a iniciativa, sendo convocadas para estarem no local no momento da operação para garantir o serviço de internet para os seus usuários.
As empresas que, por algum motivo, ainda não possuem cadastro com a distribuidora, mas compartilham as estruturas da distribuidora de maneira clandestina devem procurar a concessionária para regularizarem a situação e continuarem oferecendo o serviço aos seus clientes.
Visando facilitar o processo, a Neoenergia Coelba criou um canal de atendimento direto para as operadoras. Através do e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com, as empresas poderão tirar suas dúvidas e receber orientações sobre o assunto.
O compartilhamento dos postes é obrigatório
O compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas 001/1999 e 002/2001, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP), 004/2014 da Aneel e Anatel e 797/2017, da Aneel. De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas e atender às normas técnicas e comerciais específicas.