• Novo COI centraliza atendimento em toda Bahia. Mais de 2.100 profissionais atuam 24 horas para atendimento aos baianos.
• Sistema elétrico está projetado em vídeo wall de 14x2 m², no último andar de um dos edifícios sede da Neoenergia Coelba, em Salvador.
Já está em atividade o novo Centro de Operações Integradas
(COI) da Neoenergia Coelba, que centraliza o atendimento técnico da
empresa no estado, garantindo o mesmo padrão de serviço a todas as ocorrências
geradas. Além da integração operacional, o COI traz mais tecnologia para o
monitoramento da rede elétrica e eficiência de atendimento aos
clientes. O investimento de R$ 6 milhões permitiu reunir em 770m²
tecnologia de ponta utilizada em grandes metrópoles, agora, a serviço dos
baianos.
Um dos avanços do novo COI está no sistema unificado, que
permite avaliação em tempo real da rede elétrica que corta o estado, e que está
projetada em vídeo wall de 14x2 m², e mais 28 monitores de 55’ polegadas, no último andar de
um dos edifícios sede da Neoenergia Coelba, em Salvador.
Para apoio no monitoramento, a companhia modernizou, também, seu modelo de
atuação em campo, que conta com uma nova divisão territorial, a partir de
localidades. São 45 unidades territoriais de distribuição (UTD’s), que
contemplam 415 municípios na área de concessão da empresa.
A gestão de demanda no novo COI é feita por uma tecnologia própria,
desenvolvida pelos colaboradores da companhia, chamado de Tableau. O
sistema garante que as ocorrências sejam continuamente avaliadas com relação a
capacidade de atendimento dos controladores do sistema. Isso permite que eles
estejam focados na supervisão da região pela qual são responsáveis,
monitorando e disponíveis para qualquer intervenção. Entre os profissionais de
campo e os administrativos, são mais de 2.100 profissionais atuando em três
escalas distintas para o atendimento 24 horas.
“Neste novo COI unificamos nossa operação e a gestão do
sistema elétrico. Assim, viabilizamos maior confiabilidade no
fornecimento de energia aos baianos, que têm a garantia do mesmo atendimento,
em qualquer localidade do estado”, avalia o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Luiz Antonio Ciarlini.
Em um único espaço está reunida a inteligência
operacional da companhia, o que garante mais eficiência na tomada
de decisões. “Isso permite maior rapidez de atuação nas
ocorrências, e como consequência um menor tempo de interrupção do
serviço ao público, quando houver”, afirma o gerente
de operações da Neoenergia Coelba, Adriano Barros. Como parte do gerenciamento de crise, o COI tem uma estrutura
espelho, com as mesmas tecnologias, em uma outra localidade do estado
mantida em sigilo. Essa estrutura poderá ser utilizada em caso de intervenções na
base principal. Assim, se mantém em segurança as informações e o controle do
fornecimento de energia na Bahia.
Automação da rede elétrica
A partir do novo COI já é possível operar todas as
tecnologias utilizadas na operação. Este é o caso do self-healing, utilizado para
manobras de automação na rede elétrica, e que permite retomar o
fornecimento de energia em uma área interrompida com, no máximo, 15 segundos. Ao
detectar uma interferência, que pode ser causada por queda de árvores, efeitos
climáticos ou animais, o self-healing - do inglês “auto
recomposição”, isola automaticamente a região afetada e reconecta a rede por
outro caminho, garantindo o retorno imediato do fornecimento.
Em
situações sem o self-healing, os clientes precisam aguardar o
restabelecimento do sistema através da intervenção de uma equipe técnica no
local. A automação a partir dessa tecnologia permite que
o menor número de clientes seja impactado por uma
ocorrência de interrupção. Essa e outras tecnologias utilizadas
pela Neoenergia Coelba estão,
agora, conectadas ao sistema integrado do
COI, e contribuem para um atendimento mais célere e
seguro aos baianos.