Montante refere-se ao investimento realizado de 2020 a junho de 2021, permitindo a finalização de importantes empreendimentos na região
O sistema elétrico de Juazeiro e municípios adjacentes está cada vez mais robusto e confiável, proporcionando um fornecimento de energia de maior qualidade para os moradores da região. Isso é resultado de uma série de obras de melhorias realizadas pela Neoenergia Coelba, que, desde 2020 até o primeiro semestre deste ano, investiu R$ 130 milhões para aperfeiçoar o serviço oferecido aos seus consumidores. Esse montante permitiu a conclusão de importantes empreendimentos, como a Subestação Juazeiro IV, que beneficiou mais de 64 mil clientes.
A Subestação Juazeiro IV conta com capacidade instalada de 25MVA e seis alimentadores de distribuição com tensão de 13,8 kV. Além deste empreendimento, a Neoenergia Coelba ampliou a capacidade das subestações Remanso e Juco e está concluindo a expansão da Subestação Casa Nova. Estes ativos irão contribuir para o crescimento econômico e social da região, pois se antecipa à demanda energética crescente nas cidades, ampliando a oferta de energia elétrica e possibilitando a atração de novas empresas.
“Estes novos investimentos geram um efeito cascata em toda a sociedade. Além de beneficiar diretamente os consumidores da região, os empreendimentos se tornarão mais um atrativo para as empresas se fixarem nas cidades, possibilitando a abertura de novos empregos e reaquecendo a economia local neste período de pandemia”, afirmou o Superintendente de Operações da Neoenergia Coelba, Leonardo Santana.
No período compreendido entre janeiro de 2020 e junho de 2021, os técnicos da distribuidora realizaram 891 obras em Juazeiro e nas cidades próximas, como Curaçá, Uaúa e Casa Nova. A Neoenergia Coelba também investe nas obras de extensão de rede, já construindo mais de 1.570 km – distância equivalente a três viagens de Juazeiro a Salvador. Outro ativo importante para a distribuição de energia, cerca de 18 mil postes foram implantados pela concessionária na região. Todas essas obras permitiram a ligação de energia para cerca de 13 mil famílias baianas.
A garantia de um sistema elétrico mais contínuo e confiável, com menos interrupções de energia, também é reflexo da realização de manutenções preventivas na rede. Apenas este ano, os profissionais da Neoenergia Coelba percorreram cerca de 4.100 km inspecionando a rede elétrica e realizaram mais de mil podas de vegetação que estavam próximas à fiação na região.
Investimentos refletem nos indicadores de qualidadeA combinação entre prevenção e investimento já mostra resultados positivos nos índices que aferem a qualidade do fornecimento de energia. A Duração Média de Interrupções por Clientes (DEC) da região, por exemplo, registrou uma melhora de cerca de 37,4% em junho de 2021 quando comparado ao mesmo período do ano passado. Isso significa que os consumidores estão contando com um fornecimento mais contínuo e confiável, com menos horas de falta de energia.