Os nomes dos equipamentos podem não ser comuns à população, mas a melhoria que eles proporcionam poderá ser sentida de perto pelos consumidores da região. O transformador permite que a subestação tenha uma maior oferta de energia, evitando possíveis sobrecargas. Já os religadores atuam em possíveis ocorrências, diminuindo o intervalo da interrupção de energia. Os dois permitem que o fornecimento de energia se torne ainda mais confiável e seguro, aperfeiçoando a operação da Neoenergia Coelba.
Dois dos religadores foram utilizados para substituir equipamentos que estavam localizados na fronteira entre Arembepe e Lauro de Freitas. Outros dois equipamentos foram implementados na Ilha dos Frades, proporcionando uma maior confiabilidade no fornecimento de energia para os moradores e visitantes da Ilha. Já na Subestação Arambepe, a distribuidora instalou um novo transformador e substituiu um religador.
“Estas melhorias são pensadas e realizadas para atender às necessidades dos nossos clientes. Temos um plano de investimentos que busca garantir a qualidade e confiabilidade dos nossos ativos em toda área de concessão e para o litoral norte não é diferente, estamos buscando preparar a rede para o verão e melhorar ainda mais o atendimento na região.”, destacou o superintendente Técnico da Neoenergia Coelba, André Araújo.
Os novos equipamentos atenderão aos moradores e comerciantes das seguintes localidades, além dos turistas que visitam a região: Abrantes, Jauá, Arembepe, Barra de Jacuípe, Ilha dos Frades, Portão e Buscando Vida.
Operação Verão
A Operação Verão, realizada pela Neoenergia Coelba, busca atender o aumento de demanda que historicamente é registrada no litoral baiano durante a temporada. A distribuidora já investiu mais de R$59,5 milhões em obras, serviços de melhoria e manutenção de equipamentos do sistema elétrico para aumentar a confiabilidade do fornecimento de energia para o próximo verão.
A distribuidora já inspecionou cerca de 12 mil quilômetros da rede elétrica e realizou mais de 100 mil podas, além da avaliação preventiva em mais de 240 transformadores de clientes institucionais, como Embasa e empresas do segmento turístico. Até dezembro, aproximadamente mais 300 equipamentos do sistema elétrico, que atendem ao litoral, passarão por manutenção estrutural.