Empreendimento está dentro de um conjunto de obras que a distribuidora vem realizando para aumentar a confiabilidade do fornecimento de energia da região.
A Neoenergia Coelba concluiu uma importante obra visando aperfeiçoar o fornecimento de energia da região Oeste da Bahia. A distribuidora finalizou, no final de setembro, a construção de uma nova linha de distribuição de 138 kV nos municípios de São Desidério e Correntina. “O plano de obras estruturantes da Bahia avança focado em proporcionar um aumento na oferta de energia na região, e essa linha de 127 quilômetros de extensão e mais de 1.000 postes implantados representa uma grande entrega para o sistema elétrico, destacou a Superintendente de Alta Tensão da NEOENERGIA, Anapaula Nobre.
Serão diretamente beneficiadas as áreas rurais dos municípios de Jaborandi e Cocos, além das zonas rurais das cidades na qual a nova linha de distribuição foi construída, São Desidério e Correntina. As regiões são conhecidas pela intensa atividade da indústria agrícola, que terão uma maior oferta de energia.
“Esta obra ratifica o compromisso da Neoenergia Coelba em buscar constantemente o aperfeiçoamento da sua operação em todo o Estado. Este empreendimento é mais uma melhoria que a distribuidora realiza no sistema elétrico da região oeste, deixando-o mais robusto e confiável para os seus consumidores”, destacou o Superintendente de Operações da Neoenergia Coelba na região, Leonardo Silva.
A nova linha de distribuição faz parte de um conjunto de obras que vêm sendo realizadas para melhorar a qualidade do fornecimento de energia na região. A superintendência da distribuidora que atende as regiões Oeste, Sudoeste e Centro Oeste da Bahia inaugurou, apenas em 2020 e no primeiro semestre de 2021, duas novas subestações e instalou ou automatizou cerca de 320 religadores. Também foram instalados 20 equipamentos com a tecnologia Self-Healing, que permite recompor o fornecimento de energia em até 60 segundos.
E esse esforço já está sendo refletido nos indicadores de qualidade da localidade. Em junho, pela primeira vez na história, o índice que afere a Duração de Interrupção por Clientes (DEC) das regiões, em conjunto, ficou abaixo dos dois dígitos no acumulado do ano. Isto significa que os consumidores estão contando com um fornecimento mais contínuo e confiável, com menos horas de falta de energia.