Acordo prevê ações conjuntas de fiscalização que devem ocorrer em todo o estado da Bahia
O Diretor-Presidente da Neoenergia Coelba, Luiz Antonio Ciarlini, e o Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) da Bahia, Joseval Carqueija, assinaram na tarde desta quinta-feira (28), em reunião na edifício-sede da distribuidora, um termo de cooperação para o desenvolvimento de ações conjuntas que contribuam para a fiscalização dos padrões técnicos de segurança nas obras de construção civil. O acordo engloba, ainda, uma parceria para ações de capacitação de profissionais, por meio de treinamentos e palestras sobre os riscos do contato indevido com a rede elétrica.
No convênio, o CREA-BA se comprometeu a encaminhar os profissionais de fiscalização do órgão para participar dos treinamentos da Neoenergia Coelba, fiscalizar as obras indicadas pela distribuidora e exigir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) das instalações elétricas dos canteiros de obras. Além disso, a instituição poderá fazer a identificação e alerta, nas obras que fiscalizar, de situações que possam oferecer riscos de acidentes.
Assinatura do termo de cooperação. Presidente do CREA, Joseval Carqueija (esquerda), e Diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Luiz Antonio Ciarlini (direita)
A Neoenergia Coelba, por sua vez, fornecerá treinamento e material educativo aos profissionais de fiscalização do CREA-BA, habilitando-os para um olhar com foco na prevenção de acidentes com rede elétricas, bem como realizará ações conjuntas permanentes de promoção da segurança. O termo de cooperação garantirá um aperfeiçoamento das atividades da construção civil, reforçando um comportamento seguro.
Para Luiz Antonio Ciarlini, Diretor-Presidente da Neoenergia Coelba, a parceria com o CREA-BA reforça o trabalho preventivo já realizado pela distribuidora. “Para a nossa companhia o convênio com o CREA-BA é uma oportunidade para ampliarmos a fiscalização das situações de risco que envolvam a rede elétrica e reforçar o comportamento seguro na população. Com o termo de cooperação teremos maior assertividade nas ações de conscientização no tema segurança de obras e energia para os profissionais da construção civil”, afirma.
Já para o presidente do CREA-BA, Joseval Carqueija, a parceira torna ainda mais eficiente a atuação de fiscalização do Conselho. “A celebração do termo de cooperação técnica com grandes empresas, como o grupo Neoenergia, vem somar aos nossos esforços em propor para profissionais e sociedade uma fiscalização inteligente e eficiente, já que por meio dessa parceria, informações serão trocadas, facilitando o trabalho de ambas as instituições”, completa.