A Neoenergia Coelba abriu,
nesta quarta-feira (4), as inscrições para que consumidores residenciais possam
monitorar o seu consumo de energia em tempo real. A expectativa é que 600
clientes sejam contemplados e recebam, gratuitamente, o equipamento que
possibilita acesso à plataforma de acompanhamento. Dentre as principais
funcionalidades, o sistema apresenta o consumo de alguns equipamentos, a estimativa
do valor da próxima fatura e dicas para economizar energia. A sinalização
de interesse está sendo realizada de maneira on-line, através do site www.meuconsumoneoenergia.com.
Para participar, os clientes
devem estar adimplentes com a distribuidora, serem consumidores residenciais
com consumo mínimo de 200 kWh/mês e terem bom sinal de wi-fi no medidor de
energia. As inscrições serão realizadas por lotes até o preenchimento das vagas.
Após encerramento de cada lote, os clientes interessados poderão cadastrar seus
contatos no site para notificação da data de abertura de novos lotes.
“Este projeto
foi desenvolvido para que os clientes possam se conscientizar sobre o consumo
de energia elétrica, contribuindo com a redução do desperdício. O uso de
equipamentos mais eficientes e a mudança de hábitos na sua utilização pode
reduzir o valor da conta de energia”, destacou a superintendente de Eficiência
Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.
Além do site, os
consumidores também poderão acompanhar o monitoramento através de um aplicativo
que foi desenvolvido pela distribuidora em parceria com uma startup. “O
projeto piloto consiste em uma solução baseada em software e hardware para o
monitoramento e análise do consumo de energia elétrica em tempo real, utilizada
como uma ferramenta educativa, focada em feedbacks mensais, semanais e diários
para proporcionar conteúdo sobre eficiência energética, alertas e dicas,
capacitando consumidores com melhores práticas de eficientização do consumo”,
explica o engenheiro de Eficiência Energética da Neoenergia Coelba Roberto
Azevedo.
O sistema funciona da
seguinte maneira: através de um equipamento instalado no medidor de energia da
unidade consumidora conectado à internet do cliente, os dados elétricos são
disponibilizados para uma plataforma em nuvem que, por meio de interface web e
mobile, fornece ao usuário informações detalhadas como horário de maior
consumo, segregação do consumo de alguns equipamentos (refrigeradores, chuveiro
elétrico e ar-condicionado), projeção do valor da próxima fatura, entre outras
funções. Em paralelo, dicas e alertas também serão enviadas através de
mensagens por e-mail e rede social para os clientes cadastrados.
Isso significa dizer que o
usuário poderá saber a previsão e custo de sua conta, gastos inesperados de
forma antecipada – evitando sobressaltos - quais os equipamentos com maior
consumo de energia e, desta forma, poderá promover mudanças de hábitos no consumo.
INFORMAÇÃO NA
PALMA DA MÃO
•
O APP fornecerá informações em tempo real do consumo de energia
elétrica e/ou geração de energia da unidade consumidora
•
Emitirá alertas educativos customizados quanto ao uso da energia
•
Identificará e mostrará ao usuário os equipamentos que mais
consomem energia (os “vilões”)
•
Indicará aos usuários qual o período do dia em que se dá o maior
consumo de energia
•
Sensibilizará os usuários da plataforma sobre a importância dos
conceitos de eficiência energética e consumo consciente
Sobre a Neoenergia Coelba - A Companhia de Eletricidade do Estado da
Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia
elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia
fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios
baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros
quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de
habitantes).