Após horas de mentorias e discussões, 20
jovens baianos apresentaram, na última terça-feira (22/11), suas propostas
inovadoras para nove empresas baianas, no Desafio InovArena Game. A iniciativa
desenvolvida Junior Achievement Bahia (JA Bahia), em parceria com a Itaipava
Arena Fonte Nova e apoio da Neoenergia Coelba, teve como objetivo sensibilizar
e contribuir na formação e conscientização de jovens estudantes, por meio de
uma maratona de inovação, criatividade, sustentabilidade e cultura.
Divididos em quatro equipes, os jovens
aprendizes da Neoenergia Coelba propuseram soluções para atender aos clientes
da distribuidora. O desafio foi “Como promover uma mudança de comportamento nos
consumidores que ainda acreditam ser necessário possuir a fatura impressa para
realizar o pagamento, reduzindo assim a impressão de segundas vias nos canais
de atendimento presenciais?”.
Com apenas três minutos de apresentação, os
jovens levaram ao público ideias como a implementação de um chatbot,
campanha publicitária e totem de atendimento em comunidades – todas as
propostas com a viabilidade de execução. Esse último ponto será fundamental,
garante a superintendente de Relacionamento com Clientes da Neoenergia
Coelba, Cynira Malveira, que afirmou levar todas as sugestões para
análise e possível implementação.
“Os jovens mostraram dedicação na pesquisa e
estudo para apresentar propostas embasadas e factíveis. O que vimos foram
sugestões próximas da realidade do mercado, e que podem em um curto prazo
impactar positivamente os nossos clientes. Agora iremos analisar todas elas e
implementá-las parcial ou integralmente”, ressalta Malveira.
Após as apresentações e
avaliação pelo júri técnico composto por representantes de diversas áreas, a
equipe PAGNEO conquistou a medalha de ouro entre os participantes. A proposta vencedora sugeriu a
reformulação do totem de atendimento que já está presente nas lojas da
Neoenergia Coelba espalhadas pela Bahia.
“Apesar do pódio e de termos chegado a uma
equipe vencedora, o maior prêmio é o encorajamento dos jovens para que
desenvolvam ideias e tenham um olhar crítico diante do futuro
profissional que os aguarda. Todas as propostas direcionadas a Neoenergia
Coelba tinham como foco oferecer a melhor experiência aos nossos clientes, e
esse será um importante legado do desafio. O olhar inovador desses jovens fará
a diferença no âmbito social, e estamos contentes de promover esse movimento”,
destaca o superintendente de operações da Neoenergia Coelba, Leonardo
Santana.
A participação da Neoenergia Coelba no
InovArena Game é uma das muitas ações que reforçam o compromisso da companhia
com o desenvolvimento sustentável, já que a iniciativa está alinhada a 10 dos
17 objetivos da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da Organização das
Nações Unidas (ONU) para transformar o mundo.
Sobre a Neoenergia Coelba - A Companhia de Eletricidade do Estado da
Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia
elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia
fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios
baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros
quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de
habitantes).