Neoenergia Coelba prepara Guia de Segurança para o Folião

31/01/2023
     
           guia-seguranca-foliao.png

Depois de dois anos sem Carnaval, tudo que o baiano quer é ser folião de novo. Apesar da animação e alegria que se precede, alguns cuidados devem ser levados em conta se você deseja brincar no circuito. Pensando nisso, a Neoenergia Coelba preparou o Guia de Segurança para o Folião, material que contém algumas orientações de segurança, alertando para a importância dos cuidados que se deve ter para prevenir acidentes com energia elétrica, e outros transtornos. São iniciativas simples, mas que podem garantir a alegria do feriadão e a folia de todos durante os próximos dias.

 

Para garantir maior segurança com a rede elétrica a distribuidora já adotou algumas ações, como a instalação da rede elétrica subterrânea no Circuito Dodô, Barra-Ondina. Assim, foi eliminado o risco de contato dos trios elétricos com a fiação e a possibilidade de interrupção por objetos jogados indevidamente na rede como, por exemplo, as serpentinas. Mesmo com todo o esforço da distribuidora em dirimir as ameaças e manter um carnaval tranquilo, é também tarefa da população seguir as dicas de segurança para garantir a folia da época.

 

Para curtir os festejos, cuide de si mesmo e de quem está a sua volta. A Polícia Militar recomenda andar sempre em grupo, e carregar poucos acessórios. Leve apenas o que for necessário e, caso enfrente alguma abordagem perigosa, a recomendação é não reagir. Aqueles que acompanham suas crianças devem ter atenção redobrada com os pequenos, identificação nas roupas ou pulseira é uma boa alternativa para caso ocorra alguma intercorrência. Respeito e educação são primordiais, não só no Carnaval, mas para qualquer atividade social. Com a tão esperada volta da festa, os ânimos estarão à flor da pele, por isso, evite discussões e brigas, especialmente no trânsito.

 

Segurança em casa

Além dos cuidados nos circuitos, para aqueles que passarão o feriado em casa, uma revisão na instalação elétrica de casa é imprescindível para evitar acidentes domésticos causados por sobrecargas e curtos-circuitos, além de contribuir para a economia na conta de luz, uma vez que circuitos modernos e eficientes reduzem as perdas de energia e reforçam a confiabilidade das instalações. Outra dica importante da Neoenergia Coelba é aproveitar a revisão elétrica da residência para substituir eletrodomésticos ineficientes por outros que vão consumir menos, como por exemplo, as lâmpadas fluorescentes compactas que podem ser trocadas por LED, mais eficientes, econômicas e com vida útil estimada em 10 anos (25 mil horas). As lâmpadas LED com selo Procel de eficiência garantem uma economia de até 40%.

 

PRINCIPAIS DICAS DE SEGURANÇA COM A REDE ELÉTRICA NO CARNAVAL:

 

  • Em caso de fio caído, não se aproximar e avisar à Neoenergia Coelba;

 

  • Não jogar serpentina na direção da rede elétrica;

 

  • Não aproximar “bastão de selfie” da rede elétrica;

 

  • Não subir em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica;

 

  • Não fazer ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida em risco, é crime;

 

  • Não colocar enfeites e nem jogar objetos nos postes, e muito menos na rede elétrica;

 

  • Não utilizar balões (blimps) e placas de propaganda que se aproximem ou toquem na rede elétrica;

 

  • Não posicionar jatos d’água em direção à rede elétrica;

 

  • Não soltar fogos de artifício perto da rede elétrica;

 

  • É obrigatória a instalação do aterramento das estruturas metálicas de barracas e balcões;

 

  • Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, avisar imediatamente à Neoenergia Coelba através do número 116. ​

 

Sobre a Neoenergia Coelba - A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes). 

Voltar