A mais tradicional festa nordestina começa oficialmente nesta semana, mas os festejos de São João já podem ser vistos por toda a Bahia desde o início do mês de junho. Apesar da alegria esperada da época, algumas ações de segurança devem ser tomadas para evitar dores de cabeça na festa e garantir a folia do arraiá.
Sabemos que uma boa festa de São João pede uma arrumação à altura. A decoração junina é um aspecto que requer atenção na prevenção de acidentes. Enfeites de ruas e praças com as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser produzidos com materiais não condutores de eletricidade e não podem ser afixados próximos da fiação elétrica. Jamais devem ser amarrados aos postes ou mesmo aos fios condutores de eletricidade.
Outro alerta é quanto aos balões. Soltar balões é crime e é uma brincadeira de altíssimo risco, especialmente se o balão entrar em contato com um fio energizado ou cair dentro de alguma subestação. Nesse último caso, há riscos de explosões. Ainda sobre brincadeiras, é importante lembrar que as famosas “Guerras de espada” foram criminalizadas em 2017 na Bahia e, além de não serem permitidas, são muito perigosas para quem pratica e para quem está por perto. Além disso, elas podem atingir postes, fiações e equipamentos elétricos do sistema de distribuição da Neoenergia Coelba.
As fogueiras nunca devem ser acesas perto de postes ou embaixo de fios elétricos, uma vez que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando rompimento da fiação. Da mesma forma, os fogos de artifício não devem ser soltados em direção de postes e cabos de energia, e devem ser comprados em locais devidamente credenciados, além do consumidor ficar de olho nas especificações técnicas e selos de homologação.
A montagem e instalação de barraquinhas, camarotes, arquibancadas e palcos deve ser feita com segurança e respeitando a distância da rede elétrica. Para esses tipos de estruturas metálicas são exigidos aterramentos elétricos. A recomendação é que esses serviços somente sejam executados por empresas habilitadas. Adicionalmente, as ligações de energia dessas instalações deverão ser feitas pela Neoenergia Coelba, e podem ser solicitadas pela central de relacionamento da empresa no número 116.
Não gosta de festa? Confira as dicas de segurança para residências
Para quem pretende celebrar o São João dentro de casa, também se faz necessário seguir algumas dicas. O uso de extensões e benjamins deve ser evitado de forma permanente e nunca manusear equipamentos eletroeletrônicos como aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado. Todos esses equipamentos precisam estar devidamente aterrados, e o uso do “DR” Diferencial residual nas instalações internas são indicados.
Ainda nas residências, é importante respeitar os pontos de contato com a energia. Os bocais de lâmpadas, por exemplo, jamais devem ser utilizados como suporte para pendurar enfeites como balões e bandeiras. Além de choques elétricos, essa prática pode provocar incêndios.
Para aqueles que forem passar o período junino em residências que estavam há muito tempo fechadas, é interessante fazer uma revisão na rede elétrica. O serviço necessariamente precisa ser realizado por um eletricista qualificado.