Foram retirados 19 postes e instalados mais de 12 quilômetros de rede elétrica
Equipes trabalhando em trecho da obra
A Neoenergia Coelba concluiu a primeira etapa da obra para rede subterrânea no trajeto Barra-Ondina, importante circuito do carnaval baiano. Entre o Morro do Gato e a Rua Prof. Sabino Silva, foi retirada toda rede aérea, com postes e cabeamentos. Nesta primeira etapa, foram embutidos 12 quilômetros de cabos, retiradas 19 estruturas e instaladas 28, das 106 caixas subterrâneas, que vão contribuir com a valorização visual do local e proporcionar conforto e segurança para a população e maior confiabilidade ao fornecimento de energia na região.
Até o momento, mais de 500 clientes já têm o fornecimento por rede subterrânea. A região passa por uma obra de recapeamento asfáltico e requalificação da via, que precisou passar por intervenções durante a obra. O investimento para instalação da rede subterrânea no trecho Barra-Ondina já chega ao montante de R$ 18 milhões. A nova estrutura reforça também a segurança para o carnaval, eliminando o risco de contato dos trios elétricos com a fiação e a possibilidade de interrupção por objetos jogados indevidamente na rede como, por exemplo, as serpentinas.
Para reduzir os impactos da obra para os moradores do local, a escavação da rede subterrânea foi feita, prioritariamente, com métodos não destrutivos, chamados de MND. São tecnologias com menor intervenção possível na superfície do local, com materiais e equipamentos que permitem a perfuração do solo sem a abertura de valas para a implementação dos dutos e cabos.
Também foi utilizado o georreferenciamento, um Raio X do solo para identificar possíveis interferências de tubulações de água e gás e traçar o caminho que os fios devem passar sem afetar essas estruturas de serviços essenciais. Uma espécie de perfuração guiada.
“Essa obra beneficiará cerca de 2.300 mil clientes na região e reforçará a segurança do Carnaval de Salvador, que quando ocorrer terá o circuito Barra-Ondina sem fiação aérea da rede elétrica, com mais liberdade de circulação para os trios e segurança para o folião”, destaca o Superintendente de Operações da Neoenergia Coelba, André Araújo.