Com investimento de   R$ 220 milhões, Coelba intensifica manutenção preventiva de postes

24/03/2021

Tecnologias como geolocalização, sensores inteligentes e termovisão são aliados da concessionária no plano estratégico para substituição de postes e demais equipamento

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No ano em que o mundo conheceu a maior crise sanitária do século 21, a Coelba ampliou os protocolos de segurança e manteve suas equipes técnicas em campo para garantir a manutenção preventiva dos equipamentos da rede elétrica em toda Bahia. Ao longo de 2020, mais de 131 mil km da rede de distribuição passaram por manutenção, distância equivalente a quatro viagens — ida e volta, de Salvador a China. Neste período, foram substituídos preventivamente 4.372 postes, um investimento de R$ 10,3 milhões.  Ao todo, as ações preventivas nos 415 municípios atendidos pela distribuidora somam um investimento de R$ 220,3 milhões.    

O plano de manutenção preventiva da empresa é realizado de forma contínua e não prevê apenas a troca das estruturas de concreto, mas também de cabos, transformadores e demais equipamentos. Com auxílio de novas tecnologias, como geolocalização, sensores inteligentes e termovisão, as estruturas são previamente analisadas e as necessidades de manutenção priorizadas para execução.     

No sistema elétrico do estado, os postes são identificados a partir de um código geolocalizador, que indica a posição exata de cada estrutura. Os demais equipamentos como transformadores e condutores, são acompanhados em tempo real por sensores inteligentes instalados na rede e que são capazes de medir a corrente de cada fase, fazendo um registro das perturbações que possam surgir.  

Já a inspeção da rede com a tecnologia de termovisão é feita a partir de um veículo que circula pela cidade. Equipado com câmera de zoom com capacidade para ampliar a imagem em até 40 vezes, em 360°, e uma câmera térmica, o equipamento é capaz de identificar um ponto aquecido, fora do normal na rede, evitando assim uma possível interrupção de energia. As fotografias da câmera térmica, que captura qualquer tipo de calor, são enviadas para o computador que fica dentro do veículo. O software faz o tratamento da informação da imagem para identificar o problema. A partir daí, os inspetores enviam o relatório da situação e incluem o local no plano de manutenção.    

“Os investimentos da Coelba nas ações preventivas promovem uma renovação da rede elétrica, com novas estruturas e equipamentos de automação de redes. Os investimentos e inovações realizados nos últimos anos têm proporcionado melhoria consistente nos indicadores de qualidade no fornecimento de energia elétrica no estado da Bahia”, afirma o superintendente Técnico da Coelba, Ricardo Robles Leite.   

Ações de manutenção geram, também, segurança e maior qualidade da energia que chega aos baianos. Associados a um plano de expansão e ações corretivas que ocorrem diariamente, em que trocas de postes também são feitas devido a acidentes de trânsito que danificam as estruturas, a Coelba mantém uma operação de melhoria que é revisada anualmente. 
  
CURIOSIDADES     

Os postes que estão nas ruas não são todos iguais e nem todos são instalados pela concessionária de energia. No caso dos que compõem os ativos das distribuidoras, esses podem integrar as redes de baixa (entre 110 V e 380 V), média (entre 11.900V e 34.500 V) e alta tensão (entre 69.000V e 138.000 V). 

A altura média de um poste na rede de distribuição é de 11 metros e a distância entre eles é de cerca de 40 metros, mas essas características podem variar de acordo com a localização e as necessidades técnicas. Os postes são feitos de concreto ou de fibra de vidro revestidos com poliéster, a definição de modelo instalado respeita as características de cada região para garantir maior vida útil ao equipamento. Para garantir a sua estabilidade, na instalação, parte da estrutura é enterrada no solo – nos de 11 metros de altura, por exemplo, cerca de 1,70 metros ficam abaixo do solo. Assim, mesmo com uma aparente inclinação, é possível garantir a estabilidade de um poste.  

Caso identifique instabilidade em um poste, o cliente pode solicitar a inspeção das estruturas em um dos canais oficiais da Coelba: WhatsApp: (71) 3370-6350, central de relacionamento – 116 ou site servicos.coelba.com.br. 

Sobre a Coelba 
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes). 
 

 
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