As câmeras termográficas, que aferem a temperatura corporal, são as mais recentes aliadas nas medidas preventivas ao Covid-19 para os colaboradores da Coelba. O sistema foi instalado na entrada do edifício-sede da empresa, em Narandiba e nas unidades das empresas prestadoras de serviço, permitindo o controle diário dos colaboradores da operação e eletricistas que precisam trabalhar presencialmente.
Ao chegar no local de trabalho, o colaborador é orientado a seguir as marcações no piso que o levarão ao ponto exato onde está instalado o equipamento. Bastam alguns segundos em pé, em frente à câmera, para que a tecnologia identifique a temperatura corporal. O resultado sai instantes depois. Caso seja detectada uma temperatura igual ou superior a 37,5ºC, o colaborador é orientado a retornar para casa e entrar em contato com o setor de saúde e segurança da empresa para avaliação de sintomas, acompanhamento médico e realização de exames e protocolos específicos, se necessários.
“A câmera termográfica por infravermelho é uma tecnologia de ponta que, por meio de protocolos da medicina ocupacional/epidemiológica, permite uma triagem térmica de todos os colaboradores que precisam trabalhar presencialmente. Estamos aumentando a eficiência das nossas medidas de saúde e segurança durante a pandemia, o que mostra o cuidado da Coelba e da Neoenergia com o bem-estar da equipe, garantindo a operação e a continuidade de um serviço essencial como a energia elétrica”, diz Hugo Vidal, gerente de Saúde e Segurança da Coelba.
A ferramenta está presente nas sedes de todas as distribuidoras da Neoenergia (Coelba/BA, Celpe/PE, Cosern/RN e Elektro/SP e MS), assim como na sede da holding, no Rio de Janeiro. Além disso, as usinas de geração de energia Termope (PE) e Baixo Iguaçu (PR) também contam com a tecnologia da câmera termográfica.
Medidas de prevenção
A Neoenergia tem realizado uma série de ações para evitar a contaminação pelo novo coronavírus e garantir a continuidade e qualidade dos serviços essenciais de fornecimento de energia elétrica e atendimento à população. Ainda no início do isolamento social, a companhia instaurou uma jornada de trabalho remoto para mais de 4 mil funcionários, adaptando, em apenas quatro dias, boa parte da sua estrutura operacional e tecnológica.
A empresa conta com uma equipe de técnicos de segurança que inspecionam a atuação da operação de colaboradores próprios e de prestadores de serviços, reiterando práticas preventivas e as orientações das autoridades médicas para a prevenção da COVID-19. O uso de máscaras por todos os profissionais e o distanciamento entre eles são obrigatórios. Além disso, são realizadas ações de conscientização e fornecidos kits de higiene como álcool em gel. A presença do técnico nas atividades de campo reforça a importância do comportamento seguro, estabelecendo o compromisso da empresa com a segurança e saúde de cada colaborador.