O indicador que afere a qualidade do fornecimento de energia da Coelba apresentou o melhor resultado histórico da distribuidora.
Nos últimos 12 meses, o índice que afere a duração média de interrupção por clientes (DEC) alcançou a inédita marca de 11,77 horas. A empresa também quebrou outro recorde em março, atingindo um DEC mensal de 0,83 horas, o menor já registrado na série histórica do mês. O desempenho é 41,5% melhor que o conquistado no mesmo período do ano passado. Na prática, significa que os consumidores baianos contam com um fornecimento mais contínuo e confiável, com menos horas de falta de energia.
O resultado segue uma tendência de melhora mês a mês. O bom desempenho do indicador é reflexo dos investimentos realizados pela concessionária no sistema elétrico do Estado da Bahia. A Coelba aplicou, no decorrer de 2020, mais de R$ 1,6 bilhão. Os recursos foram destinados principalmente expansão, manutenção, automação e modernização da rede de distribuição de energia.
A distribuidora baiana tem investido em novas tecnologias, capazes de conferir cada vez mais inteligência à rede de distribuição de energia. Os sistemas de automação repercutem diretamente na qualidade do fornecimento, uma vez que permitem em diversas situações restabelecer remotamente a energia, sem a necessidade de deslocamentos de equipes de prontidão.
Entre outras medidas adotadas que impactam diretamente na melhoria do índice estão as ações de renovação e manutenção preventiva da rede elétrica. No decorrer do ano passado, mais de 131 mil km da rede de distribuição passaram por manutenção. Nesse mesmo período, foram substituídos preventivamente 4.372 postes, um investimento de R$ 10,3 milhões. Ao todo, as ações preventivas nos 415 municípios atendidos pela distribuidora somam um investimento de R$ 220,3 milhões.
As ações de manutenção ainda contemplam a troca de componentes da rede elétrica como isoladores e a substituição de transformadores por equipamentos de maior potência. Todas as ações também integram o plano de investimentos da companhia para o ano de 2021.
Sobre a Coelba
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).