Coelba recupera 255 gigawatt-hora de energia em ações contra fraudes em 2018

08/02/2019

Em mais de 170 mil inspeções ao longo de 2018, a Coelba recuperou mais 255 GWh de energia, quantidade suficiente para atender por um mês cerca de 2,2 milhões de residências ou abastecer o município de Porto Seguro durante um ano. 

Os casos foram identificados em unidades consumidoras de todos os tipos: comércios, bares, restaurantes, frigoríficos, empresas e residências, sendo os maiores casos de recuperação  identificados em grandes fazendas produtoras no interior da Bahia. A energia recuperada é fruto dos investimentos da concessionária em novas tecnologias, redes inteligentes, em ferramentas especializadas em detecção de fraudes, assim como em ações conjuntas com a Polícia Civil e peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT). 

A quantidade de energia furtada contribui para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que o valor desse furto é levado em consideração pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para estabelecer o quanto a energia custa para cada área de concessão. 

Além do impacto na conta de luz, os furtos e fraudes de energia interferem na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam a rede elétrica, deixando o sistema de distribuição mais suscetível a interrupções no fornecimento. 

A concessionária reforça que além de ser um crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena prevista de até quatro anos de prisão, o gato de energia oferece risco à população, já que a ligação clandestina foge aos padrões e normas técnicas. Há ainda o risco das irregularidades provocarem queda de cabos e deixarem fios expostos. As fraudes podem ser denunciadas de maneira anônima e gratuita pelo site da Coelba www.coelba.com.br ou pelo telefone 116.


Voltar