Coelba realiza ação de segurança para carnaval antecipado de Juazeiro

06/02/2020

Festa começa nesta sexta-feira (07) e segue até domingo no Circuito Ivete Sangalo

Para garantir a segurança de um dos mais tradicionais carnavais antecipados do interior da Bahia, o Carnaval de Juazeiro, a Coelba realizou manutenção preventiva na rede elétrica de todo o trecho do evento, na Avenida Adolfo Viana, circuito Ivete Sangalo, para garantir o fornecimento de energia da festa e a segurança dos foliões. 
A festa nesta sexta-feira (07), com o desfile de blocos e trios e apresentações dos artistas nos palcos montados na Orla Nova. Serão três dias de festa, com mais de 50 atrações. 
Os trabalhos da Coelba foram iniciados em janeiro, com inspeções termográficas e visuais em toda a rede elétrica do circuito da festa, para identificar e corrigir possíveis defeitos, além da adequação das fiações das empresas de telefonia e internet. Para chamar a atenção do folião, foram colocadas bandeirolas de alerta nos cabos de alta tensão em todas as travessias do circuito.
A operação de segurança para o carnaval de Juazeiro contou ainda com a poda de árvores próximas da rede elétrica, troca de postes e transformadores e testes de atuação remota, direto do Centro de Operações da Coelba, para restabelecer o fornecimento em caso de interrupção. Também foram inspecionados palcos, camarotes e estruturas da festa instaladas próximas à rede. 
Técnicos, eletricistas e engenheiros da Coelba vão estar de plantão nos dois circuitos do carnaval, com turmas fixas no local, com todo o equipamento necessário para atender eventuais emergências e assegurar o fornecimento de energia com segurança ao longo da folia de Juazeiro.
 
Bloco da Coelba 
O primeiro bloco a desfilar no Circuito Ivete Sangalo, na Avenida Adolfo Alves, na abertura do Carnaval de Juazeiro será o “Bloco da Coelba”, as 18h30, com fanfarra e 30 colaboradores da empresa em uma ação de conscientização sobre a importância de manter uma distância segura da rede elétrica.  Durante o trajeto serão distribuídos leques com dicas de segurança para os foliões.
A concessionária alerta para o risco do lançamento de serpentinas, principalmente as metalizadas, em direção à rede elétrica. Apesar do efeito de beleza no ambiente, o lançamento deste ou de qualquer objeto na rede elétrica é uma prática perigosa, pois pode causar  acidentes para quem lança o objeto e para pessoas que estão nas proximidades, além de curto-circuito e interrupção no fornecimento de energia. 
Atenção especial para os balões e placas de propaganda que devem ser mantidos distantes da fiação. Garantir o brilho e a energia do Carnaval de Juazeiro é o principal objetivo da Operação da Coelba. 
 
Principais dicas de segurança com relação à rede elétrica no carnaval:
- Em caso de fio caído, não se aproximar e avisar à Coelba.
- Não jogar serpentina em direção à rede elétrica.
- Não aproximar “bastão de selfie” da rede elétrica.
- Não subir em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica.
- Não fazer ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida em risco, é crime.
- Não colocar enfeites e nem jogar objetos na rede elétrica.
- Garantir que balões (blimps) e placas de propaganda toquem na rede elétrica.
- Não direcionar jatos d’água à rede elétrica.
- É obrigatória a instalação do aterramento das estruturas metálicas de barracas e balcões.
- Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, avisar imediatamente à Coelba: 116. 
 
Sobre a Coelba
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).
 


Voltar