Evento terá a participação de 35 mil estudantes de 600 escolas de quatro estados do país.
COELBA e mais três distribuidoras são as proponentes do projeto piloto que faz parte do Programa de Eficiência Energética da ANEEL
Foram iniciadas, nesta quarta-feira (12), as inscrições para a 1ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), promovida através do Programa de Eficiência Energética da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, em parceria com a COELBA e as distribuidoras ENEL CE, RGE SUL (CPFL) e EDP ES.
Com o objetivo de promover a educação sobre o consumo consciente de energia, a olimpíada é um projeto piloto, submetido à ANEEL pela COELBA e demais distribuidoras cooperadas. A edição inicial, em formato on-line, tem como meta atingir cerca de 35 mil alunos de 600 escolas dos quatro estados onde atuam as distribuidoras envolvidas no projeto – Bahia, Ceará, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. A expectativa é de estender a competição para todo o país.
“Fomos convidados pela ANEEL para participar da elaboração do projeto piloto devido a nossa experiência em projetos que têm como foco a educação e o estímulo à mudança de hábitos. Acreditamos na importância de conscientizar crianças e adolescentes, que têm um grande potencial de multiplicação do conhecimento entre as famílias”, afirma a gerente de Eficiência Energética da COELBA/Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas
Os alunos vão cumprir desafios e provas para testar o conhecimento sobre eficiência energética. A primeira etapa será dos desafios e a segunda da prova, ambos on-line, no mês de agosto. Obrigatoriamente, o aluno deve realizar as duas etapas. A COELBA levará o projeto para 13.536 alunos de 193 escolas baianas. A organização será feita pela empresa baiana Mobtex, que também executa outras competições, como a Olimpíada Nacional de Ciências.
A ONEE é um evento destinado a disseminar o papel da eficiência energética e o consumo consciente de energia elétrica e será realizada com alunos do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental, para estimular hábitos sustentáveis que possam contribuir para o uso eficiente da energia elétrica em território nacional e agregar aprendizagens no campo de Ciências da Natureza e suas tecnologias, segundo as orientações da Base Nacional Comum Curricular.
Premiação - Estudantes e professores serão premiados. Os quatro alunos de cada estado com a melhor classificação receberão notebooks e, quatro notebooks serão entregues aos professores, um de cada estado. Serão distribuídas entre os alunos aproximadamente mil medalhas de ouro, prata e bronze, e certificados de menção honrosa a 50% dos participantes. Os estudantes que receberem as medalhas estarão automaticamente classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2021, sem a necessidade de participação na 1ª fase da ONC 2021. Os detalhes podem ser encontrados no regulamento presente no site da Olimpíada.
Curso - Os professores das escolas participantes poderão realizar curso de formação, totalmente no formato digital, sobre eficiência energética, abordando conceitos de energia, geração de energia elétrica, histórico, desenvolvimento e eficiência dos sistemas produtores e consumidores de energia elétrica.
Para participar do curso basta o professor acessar o site da ONEE - http://www.onee.org.br - e seguir o passo a passo para a inscrição. Após inscrito, terá acesso ao sistema do curso, que será gratuito.
Qualquer instituição de ensino enquadrada nos requisitos descritos acima pode se cadastrar gratuitamente para participar da Olimpíada. É necessário apenas preencher a ficha de inscrição no mesmo site.
Sobre a Coelba
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).