Coelba inicia capacitação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social

09/11/2018

energia-para-aprender-coelba.jpg

A Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, iniciou, nesta sexta-feira (09), a primeira turma do projeto Energia para Aprender, que formará 25 jovens em situação de vulnerabilidade social, para a profissão de eletricista.  A iniciativa é uma parceria com o SENAI, Acopamec (Associação das Comunidades Paróquias de Mata Escura e Calabetão) e FUNDAC (Fundação da Criança e do Adolescente).
 

Os Jovens Aprendizes vão passar por 10 meses de formação, gratuita, no curso de Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica no SENAI Dendezeiros, em Salvador. Além do conteúdo educacional, com carga horária total de 808 horas/aula, quatro horas por dia, os alunos terão apoio de psicólogos e “padrinhos” – colaboradores da Coelba que acompanharão de perto o progresso dos jovens. Ao final da formação, em setembro de 2019, os aprovados no curso vão poder participar da seleção para eletricistas da concessionária. 

“É uma oportunidade gigantesca de mudança de vida, que rompe com o ciclo de vulnerabilidade e abre perspectiva para um projeto de vida positivo”, destacou a diretora adjunta da FUNDAC, Fabiana Valéria Burity. 

Para o diretor presidente da Coelba, Fulvio Machado, o projeto é uma oportunidade para preparar os selecionados para o futuro. “É uma parceria extremamente importante para a formação desses jovens, que vão receber suporte financeiro e capacitação profissional para prepará-los para o futuro”, afirmou. 

Participam do Energia para Aprender 18 meninos e sete meninas, entre 18 e 21 anos, que estão cursando ou já concluíram o ensino médio. Os selecionados irão receber bolsa auxílio de R$ 492,90, ticket refeição no valor de R$ 799,26 e vale transporte. Os jovens serão capacitados para realizar serviços de construção, operação e manutenção de rede de distribuição de energia elétrica, de montagem e instalação de iluminação pública e serviços técnicos comerciais, seguindo normas específicas, técnicas, de segurança, qualidade e meio ambiente. 

Além das aulas teóricas, a turma também terá aulas práticas com ambientes simulados. A capacitação no SENAI também abrirá as portas do mercado de trabalho, já que os alunos sairão formados como eletricistas para atuação, também, em serviço predial. 

O curso é para Tiago Gomes, um dos selecionados, a oportunidade de iniciar sua carreira profissional. “Eu me vejo com minha vida estabilizada, como profissional, ajudando minha família. No futuro, penso em cursar engenharia elétrica“, revela.​

Voltar