Coelba inaugura Centro de Redes Inteligentes

26/09/2018
 
centro_de_gerenciamento_redes_inteligentes_neoenergia.jpg

A Coelba inaugura, nesta quarta-feira (26), o Centro de Gerenciamento de Redes Inteligentes – CEGRI, que será responsável pela gestão dos serviços de infraestrutura tecnológica do sistema elétrico das quatro distribuidoras do Grupo Neoenergia: Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MT). 

O Centro vai gerenciar as redes e soluções de telecomunicações, automação, sistemas de tempo real e medição inteligente. O CEGRI faz parte do processo de digitalização das redes elétricas do grupo, para torná-las mais inteligentes, melhorando o tempo de atendimento das ocorrências em campo e aumentando a qualidade do fornecimento de energia. 

Localizado na sede da Coelba, em Salvador, o CEGRI vai começar monitorando as redes de telecomunicações das concessionárias do nordeste pertencentes ao grupo. No mês de novembro a Elektro será incorporada ao sistema, que utiliza painéis de monitoramento para o gerenciamento dos elementos conectados a rede de telecomunicações, o que vai permitir ampliar a comunicação entre equipamentos da operação como religadores, sensores inteligentes e medidores. A inovação permite uma visão completa da rede, além da gestão em tempo real dos eventos e emissão automática de relatórios de desempenho. A operação poderá ser feita a partir de qualquer uma das quatro  distribuidoras. 

O CEGRI possui o que há de mais moderno em gerência de Smart Grid – redes inteligentes de distribuição e transmissão de energia – para a detecção automática de falhas no sistema, com a possibilidade de prever e até mesmo evitar possíveis problemas na infraestrutura de rede das concessionárias. O investimento total no projeto foi de R$ 12,3 milhões. 

“O CEGRI vai atuar em todos os equipamentos e soluções digitais das distribuidoras, proporcionando maior confiabilidade à rede elétrica e melhoria da qualidade do serviço para os nossos clientes”, avalia Sílvio Rodrigues, gerente de Telecomunicações da Neoenergia. 

Novas funcionalidades serão incorporadas ao longo de 2019, para abranger o gerenciamento das operações digitais das empresas. ​​

Voltar