Durante dois dias, técnicos da concessionária realizaram inspeção em mais de 35 localidade do centro da cidade e zona rural
Mais uma ação de combate ao furto de energia elétrica foi realizada pela Coelba, desta vez, no município de Aracatu, sudoeste da Bahia. Entre os dias 18 e 19 de janeiro, técnicos da concessionária realizaram inspeções em 35 localidades no centro de Aracatu e na zona rural de Piabinha. No total, foram identificadas seis irregularidades, sendo duas fraudes, fruto de manipulação em medidores.
As unidades inspecionadas nesta ação de varredura foram identificadas após análise de softwares próprios da concessionária e de equipamentos inteligentes instalados na rede elétrica. Esses equipamentos permitiram identificar no sistema de distribuição as “perdas” de energia - que significa a energia que foi disponibilizada pela empresa, mas não contabilizada no medidor da unidade residencial.
O furto de energia representa riscos de acidentes graves à população, além disso a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Vale ressaltar que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro e a pena para o responsável pela prática ilegal pode chegar a oito anos de reclusão.
Como denunciar
A Coelba reforça a importância da denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site www.coelba.com.br, na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).