A Coelba energizou, na última semana, uma nova subestação para atender o Polo Petroquímico de Camaçari, região metropolitana de Salvador. O empreendimento que recebe o nome de Polo II, contou com o investimento total de R$ 33 milhões, e beneficia diretamente os clientes industriais, localizados no município.
Na tensão de 69 kV, a subestação garante melhoria do atendimento das cargas existentes e a viabilização de fornecimento para atendimento a novos pedidos de ligação de clientes de grande porte. Essa entrega da concessionária eleva a confiabilidade e robustez da rede, além de possibilitar uma maior adequação ao crescimento industrial, que pode fomentar a geração de empregos na região.
Instalada em uma posição estratégia, a Polo II ainda possibilita a sua ampliação a médio prazo, com a introdução de uma transformação 69/34,5 kV, ao sistema de 34,5 kV da região, que no futuro beneficiará diretamente mais de 37 mil clientes, não só em Camaçari, mas também nos municípios de Dias D’Ávila e Mata de São João. Além disso, a subestação conta com um sistema automatizado que dispensa a presença de eletricistas e operadores na subestação para efetuar manobras, sendo realizadas diretamente pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Coelba, em Salvador, por comunicação via satélite. Este tipo de instalação exige uma manutenção praticamente nula ao longo dos anos.
Sobre a Coelba
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do
Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).