Companhia vai desenvolver ações em conjunto com a Defesa Civil do município
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – COELBA e a Prefeitura de Salvador celebram acordo de cooperação técnica, através da Defesa Civil (CODESAL), para desenvolver ações de prevenção de acidentes com a rede elétrica.
A capital baiana possui um crescente número de ocupações e de construções próximas às faixas de segurança das redes de distribuição de energia elétrica, em desacordo com os limites e afastamentos previstos na legislação e nas normas técnicas vigentes, o que provoca grande risco para a população que mora, trabalha ou transita nessas áreas.
O acordo pretende aprimorar e fortalecer as ações preventivas e corretivas nas vistorias e fiscalizações, tendo como principal objetivo eliminar os riscos de acidentes provocados pelo uso inadequado da energia elétrica.
Entre as ações previstas está a qualificação dos profissionais da Defesa Civil de Salvador para a identificação de situações de perigo envolvendo a rede elétrica, incluído a análise de eventuais riscos durante vistorias e procedimentos de fiscalização realizados pelo órgão, além de fiscalizações conjuntas entre a CODESAL E COELBA.
Estão previstos ainda a capacitação e o treinamento para moradores de comunidades, envolvendo os temas segurança com a rede elétrica e eficiência energética, com informações e ações de combate ao desperdício de energia. Através do Programa de Eficiência Energética da Coelba, regulamentado pela ANEEL, será realizada, nas comunidades, a troca de lâmpadas antigas (incandescentes, halógenas ou fluorescentes compactas) por lâmpadas LED, mais eficientes, com menor consumo de energia.
Sobre a Coelba
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).