Coelba e Detran atuam em parceria durante o Carnaval 2019

05/02/2019
                                  
                                      coelba-e-detran-parceria-carnaval-2019.jpg

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados especiais que a energia elétrica requer e prevenir acidentes de trânsito envolvendo trios elétricos e a rede elétrica no Carnaval, a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, e o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia - Detran assinaram, nesta terça-feira (05/02), um Termo de Cooperação Técnica. A cerimônia de assinatura foi realizada na Sede do Detran, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, com a presença do presidente da Coelba, Fulvio Machado e do diretor geral do Detran, Lúcio Pereira.

 

A parceria prevê a participação dos técnicos de segurança da Coelba na ação do Detran de inspeção e vistoria dos trios elétricos e carros de apoio que vão circular durante o Carnaval, além da realização de palestras para os condutores desses veículos, no treinamento realizado pelo Detran. 

A ideia é conscientizar os motoristas quanto aos riscos com a rede elétrica e prevenir acidentes durante a festa.  Os técnicos da distribuidora vão orientar esses profissionais com informações, técnicas e legais, sempre alertando para a importância de manter distância segura da rede elétrica para evitar acidentes.  O Termo de Cooperação prevê ainda a participação em campanhas educativas, junto com o Detran, sobre os cuidados com a energia elétrica durante o carnaval.  

Altura e largura máxima dos veículos - Conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran),  a dimensão máxima dos veículos, já considerando ampliação e elevação das estruturas metálicas, bem como utilização de adereços, deve ser de, no máximo, 2,60 de largura e de 4,40 de altura. 

Vale destacar que a  altura máxima deve ser considerada de forma que o veículo fique afastado a, pelo menos, 3 metros da rede elétrica, considerando as pessoas que possam estar na parte de cima dos veículos. 

Já o comprimento máximo do veículo deve ser avaliado de acordo com o circuito de passagem do trio para a avaliação do risco de colisão com os postes da rede elétrica de distribuição nas manobras necessárias. 

Cabe aos responsáveis pelos trios elétricos cuidar para que o trajeto até o circuito da festa seja realizado dentro de uma rota previamente analisada e, em caso de alguma necessidade, a Coelba deve ser solicitada para que, após vistoria no local, seja liberada a passagem. 

Os veículos devem trafegar com a menor altura possível e não podem ser dotados de estruturas que lancem água, serpentinas ou qualquer tipo de material metalizado que possa entrar em contato com a rede elétrica causando curto-circuito.

Voltar