Algumas obras para atender hospitais de campanha foram realizadas em um dia;
Além das ações na operação, a Coelba doou ao Estado 20 respiradores. Em Janeiro, aconteceu a doação de 296 refrigeradores ao Estado e Municípios para armazenamento das vacinas contra a COVID-19; a entrega dos equipamentos será concluída em abril.
Desde o início da pandemia a Coelba mantém ações preventivas e de manutenção na rede elétrica dedicadas ao atendimento de hospitais, centro médicos e mais recentemente, locais de vacinação em toda Bahia. Até o momento, os técnicos da companhia realizaram vistorias técnicas em mais de 500 unidades de saúde, sendo 123 hospitais prioritários e 431 centros de pronto atendimento. Foram inspecionados aproximadamente 280 quilômetros de rede, 184 alimentadores e 69 subestações.
A operação da empresa tem a finalidade de assegurar a confiabilidade do fornecimento de energia para locais dedicados ao enfrentamento da Covid-19. Em ações que exigem o desligamento temporário da rede elétrica para manutenção, a concessionária tem disponibilizado geradores para garantir a continuidade do serviço, a exemplo ocorrido no dia 17 de março, na Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro de Argemiro, em Juazeiro.
E para conferir maior agilidade no atendimento emergencial, a distribuidora está disponibilizando um canal de relacionamento exclusivo a todas as unidades médicas. “A Coelba não tem medido esforços para colaborar com o enfrentamento à pandemia. Intensificamos e estabelecemos prioridade máxima aos atendimentos as unidades de saúde, utilizando toda a nossa estrutura e experiência para assegurar a continuidade dos serviços prestados à população”, destaca o Diretor-Presidente da Coelba, Luiz Antonio Ciarlini.
Obras exclusivas para Hospitais de Campanha e Gripários
Desde março de 2020 a concessionária tem em seu plano de expansão obras para atender exclusivamente novas unidades, como hospitais de campanha e gripários. Diante da emergência sanitária, essas obras foram planejadas e executadas no menor tempo possível. Ainda em 2020, o hoje desativado Hospital de Campanha do Wet'n Wild, necessitou de um quilometro de rede elétrica e a instalação de 26 postes e 15 transformadores. O serviço foi completamente entregue em 4 dias.
Situação semelhante ocorreu na construção da rede elétrica que hoje atende o Hospital de Campanha em Itapuã. Em apenas um dia, foi entregue uma obra que contou com um circuito de 70 metros de rede, instalação de quatro postes e três transformadores. Os mesmos esforços foram dedicados às obras dos gripários de São Cristóvão e Barris, em Salvador, também entregues em um dia, além das policlínicas em todo o estado baiano.
Doações de respiradores e refrigeradores científicos
Desde o início desta pandemia a Coelba realiza ações em diversas frentes, parte do seu compromisso social, neste período já reconhecido como a maior crise sanitária do século XXI. Em novembro do último ano, a distribuidora de energia realizou a doação de 20 respiradores à Secretária de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).
Em janeiro 2021, a concessionaria realizou uma nova doação, desta vez a de 296 refrigeradores científicos para armazenar as vacinas em municípios baianos que têm IDHM até 0,61. A doação desses equipamentos representou um investimento de mais de R$ 2,5 milhões da companhia.
Somadas a essas ações, estão outras já realizadas pela empresa, voltadas ao combate da pandemia, como a compra de testes em parceria com a Fiocruz, a doação de lâmpadas de LED a hospitais de campanha e a entrega de 95 equipamentos de refrigeração central e individual ao Hospital Espanhol, o que forneceu um novo sistema de ar-condicionado as instalações dos leitos de UTI da unidade.
Sobre a Coelba
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).