DEC das regiões Oeste, Sudoeste e Centro Oeste da Bahia ficou abaixo dos dois dígitos pela primeira vez na história.
A
Coelba alcançou uma marca histórica no mês de junho. Pela primeira vez,
o índice que afere a duração média de interrupção por clientes (DEC)
das regiões Oeste, Sudoeste e Centro Oeste da Bahia, em conjunto, ficou
abaixo dos dois dígitos no acumulado do ano: 9,81. Reflexo de um
constante processo de investimentos e melhorias por parte da
distribuidora, o resultado significa que os consumidores contam com um
fornecimento mais contínuo e confiável, com menos horas de falta de
energia.
O índice histórico é fruto de uma série de ações e
investimentos que a Coelba vem realizando para reforçar a rede elétrica
de todo o Estado, aumentando a confiabilidade e qualidade do
fornecimento de energia aos seus consumidores. Apenas nos últimos 18
meses, duas novas subestações foram inauguradas nas regiões e mais de
130 km de rede construídos com novos alimentadores, além da instalação
ou automatização de cerca de 320 religadores. Também foram instalados 20
equipamentos com a tecnologia Self-Healing, que permite recompor o
fornecimento de energia em até 60 segundos.
Além dos novos
ativos, a distribuidora mantém um plano de manutenção contínuo nas
regiões. Desde o ano passado, os técnicos da Coelba percorreram mais de
100 mil quilômetros para inspecionar a rede elétrica e realizar
aproximadamente 20 mil podas. Também houve a construção de 72
quilômetros de rede de média tensão de forma preventiva.
A
melhoria na qualidade do fornecimento de energia está ligada, ainda, ao
processo de contratação de novos profissionais. Do total de eletricistas
na região, 369 ingressaram na empresa através da Escola de
Eletricistas, programa voltado para a capacitação gratuita dos
selecionados. Deste número, 11 são mulheres, refletindo o trabalho da
Coelba para aumentar a representatividade feminina em uma área de
atuação que já foi, por longos anos, predominantemente masculina.