Coelba aposta em tecnologias de redes inteligentes e alcança melhores indicadores de qualidade

30/06/2020
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A maioria das pessoas nem imagina, mas a rede elétrica é composta por uma tecnologia que vai muito além do que postes e cabos. Investimentos em automação, inovação e redes inteligentes (smart grids, em inglês) levaram a COELBA a reduzir a frequência e a duração das interrupções no fornecimento de energia. A distribuidora está abaixo dos limites estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para os indicadores de qualidade que avaliam a frequência média das interrupções (FEC, medida em vezes) e a duração média em que isso acontece (DEC, em horas). Uma das principais iniciativas, que levou a esse cenário, foi a implantação do sistema AIR, sigla para Automação Inteligente de Redes, desenvolvido para a auto recomposição das redes.

A tecnologia atua em caso de ocorrências provocada por fatores externos que acarretam a interrupção do fornecimento. O sistema identifica o ponto e, sempre que possível, realiza manobras isolando automaticamente o problema e transferindo as cargas para que o menor número possível de clientes fique sem suprimento de energia. Em função das características das áreas de concessão das distribuidoras, a Aneel estabelece limites de qualidade diferentes, de acordo com a complexidade de cada mercado. Para avaliar o DEC e o FEC de cada concessionária, o órgão regulador leva em consideração peculiaridades como extensão territorial, características da rede elétrica e condições socioeconômicas.  

A frequência média de interrupção do serviço na COELBA foi de 5,93 vezes nos três primeiros meses de 2020, FEC menor do que os 6,01 do mesmo período em 2019 e do que os 7,87 estabelecidos como limite pela Aneel. No início deste ano, houve um aumento sutil no DEC, que passou de 12,83 para 13,06 horas, mas a duração média continua abaixo do valor previsto pela agência reguladora, que é de 14,11. Na Bahia, o sistema AIR já opera nas cidades de Vitória da Conquista e Feira de Santana e a instalação já foi iniciada em Itabuna, com previsão de conclusão para o final de 2020, com cobertura de praticamente toda a área urbana da cidade. Um total de quatrocentos e vinte equipamentos em operação no sistema.
 
Como funciona o Sistema AIR
O AIR detecta o local exato do problema, sem a necessidade de intervenção humana, e isola a rede que foi atingida, retomando, imediatamente, o fornecimento para o maior número possível de clientes. Com o sistema, o número de consumidores afetados pode ser reduzido em até 70% e o restabelecimento de energia pode acontecer em até 60 segundos.

Na prática, na ocorrência de uma interrupção, o próprio sistema estabelece um “novo caminho” para que a energia alcance o cliente. Todos os equipamentos da rede elétrica estão conectados por uma infraestrutura de telecomunicações (fibra ótica, rede celular 4G ou satélite) a sistemas de controle, em que são programadas sequências lógicas considerando as possibilidades da rede, como número de clientes, carga e tensão. Se houver uma mudança na estrutura da rede, a tensão é alterada e o sistema envia o comando de como cada equipamento vai agir diante da situação.
 
A ampliação da instalação do Sistema AIR na rede de distribuição reforça o compromisso da COELBA com a qualidade do fornecimento de energia elétrica. O projeto faz parte das iniciativas da empresa para implantação do conceito de Smart Grids (redes inteligentes), nova tendência mundial na distribuição de energia elétrica.
 
Respostas com mais agilidade
O AIR ainda alerta o Centro de Operações da COELBA e, com isso, danos físicos aos equipamentos podem ser resolvidos também de forma mais eficiente pelas equipes de campo. Garantindo ainda mais agilidade, a gestão das equipes de campo é feita de forma automatizada, desde a implantação do Sistema ClickSoftware, em dezembro de 2019. No momento em que o aviso é recebido, a ferramenta aciona o time que estiver mais perto e que tenha as habilidades necessárias para reparar os danos à rede elétrica. Essas informações são configuradas na plataforma, que coordena, além das ações emergenciais, as preventivas e comerciais da Coelba e de todas as concessionárias da Neoenergia.
 
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