Moradores de Alagoinhas, Lauro de Freitas, Camaçari, São Francisco do Conde e Pedrão poderão trocar resíduos por descontos na fatura, sem precisar sair de casa.
Em agosto, o projeto Vale Luz da Coelba, que troca materiais recicláveis por descontos na fatura de energia, será ampliado e atenderá mais munícipios do interior da Bahia. Neste mês, a iniciativa fará uma ação itinerante, de porta a porta, em cinco cidades, uma a cada semana. Na programação de agosto (abaixo) estão Alagoinhas, Lauro de Freitas, Camaçari, São Francisco do Conde e Pedrão. O caminhão da Coelba passará pelos principais bairros, realizando a troca dos resíduos na porta dos clientes.
Além da troca de resíduos sólidos recicláveis por descontos da conta de luz, o Vale Luz também beneficia os clientes inscritos na TSEE ou moradores de comunidades populares (confira demais critérios abaixo) com a substituição de lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e com vida útil estimada superior a 10 anos. Para participar, basta o cliente separar os resíduos aceitos pelo projeto, que devem estar limpos e secos, informar o número da conta contrato da residência, identificado no canto superior direito da conta de energia e aguardar o caminhão do projeto passar.
Incentivado pelo desconto na fatura de energia, o cliente realiza o descarte correto do material, ajuda o meio ambiente e também cooperativas e empresas de reciclagem parceiras do projeto, a exemplo da Camapet, Coopmarc, Recicle e Revida. Para Ana Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética, além de já ter com foco principal na economia de energia, o Vale Luz tem relevância econômica ainda mais significativa durante a pandemia da Covid-19 para as famílias que participam.
“É um apoio direto à economia doméstica, beneficiando os clientes com redução do valor da conta, gerando economia de energia com a troca da lâmpada e na fabricação de alumínio, papelão e outros materiais reciclados e preservando o meio ambiente, lembra Ana Christina Mascarenhas.
São aceitos materiais como papelão, papel de escritório, jornais, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, vidro, latas de refrigerantes e de outros produtos alimentícios. Pode ser entregue também óleo de cozinha, que deverá estar filtrado e dentro de uma garrafa PET transparente. Além disso, o projeto recebe resíduo eletrônico, incluindo televisão, celular, teclado, entre outros. A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética da Coelba, regulado pela ANEEL.
Programação - Vale Luz Interior
Alagoinhas – de 02/08 a 07/08, das 10h às 15h.
Lauro de Freitas – 09/08 a 14/08, das 10h às 15h.
Camaçari - 16/08 a 21/08, das 10h às 15h.
São Francisco do Conde – 23/08 a 28/08, das 10h às 15h.
Pedrão - 30/08 a 04/09, das 10h às 15h.
Critérios para participar da ação de troca de lâmpadas:
• Ser cliente residencial ou rural-residencial;
• Ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica);
• Apresentar a conta de energia do mês anterior paga;
• Não ter débitos com a Concessionária;
• Não ter trocado lâmpadas em projetos da Concessionária nos últimos 6 anos (limite máximo de 8 lâmpadas);
• Entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W);
Sobre a Coelba
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).