Cinco municípios baianos recebem novos equipamentos de automação na rede elétrica

07/05/2020

self-healing.jpg

Os municípios de Jussiapi, Cândido Sales, São Felipe, Alagoinhas, Alcobaça e Posto da Mata passam a contar com os equipamentos de Self Healing - auto recomposição em tradução livre, que possibilita um reforço na confiabilidade do sistema elétrico da Coelba. Os religadores automáticos foram instalados nos primeiros 90 dias do ano.

São 22 equipamentos instalados na rede elétrica dos cinco municípios, ligados diretamente com o Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora, que recompõe o fornecimento de energia elétrica automaticamente, no menor tempo possível, em caso de interrupção.

Quando uma árvore cai em cima da rede elétrica, por exemplo, e interrompe o fornecimento de energia, o sistema já identifica o ponto onde houve a interrupção, isola somente a área afetada e recompõe o fornecimento de energia automaticamente a todos os demais clientes impactados. Um restabelecimento que antes levaria cerca de uma hora e meia – entre identificação e religamento por uma equipe técnica - agora, pode levar apenas 60 segundos para ser concluído.

A implantação do sistema Self Healing foi iniciada em junho de 2018, já são cerca de 600 equipamentos instalados na rede da Coelba com esta tecnologia, em cidades como Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Juazeiro, Remanso e Morro de São Paulo, entre outras localidades.

A ampliação da instalação do Self Healing na rede de distribuição, reforça o compromisso da empresa com a qualidade do fornecimento de energia elétrica. No primeiro trimestre de 2020, a Coelba seguiu fornecendo energia dentro dos parâmetros de qualidade determinados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), alcançando 13,06 no DEC – indicador que avalia, em horas, a qualidade do fornecimento e está dentro da meta estabelecida pelo órgão regulador, que é de 14,11 horas.

O projeto faz parte das iniciativas da Neoenergia para adequação ao conceito de Smart Grids (redes inteligentes), nova tendência mundial na distribuição de energia elétrica. ​​​
self-healing-coelba.png

prenvencao-coronavirus.jpg


Voltar