Cresce a busca de mulheres para o setor elétrico na Bahia

09/06/2023

Desde a primeira turma da Escola de Eletricistas da Neoenergia Coelba até agora, mais de 200 mulheres foram formadas

   FORMATURA1.jpg


Bahia, 09 de junho de 2023 - Mais de 140 mulheres foram formadas e contratadas em toda a Bahia desde a primeira turma da Escola de Eletricistas da Neoenergia Coelba, em 2018. A estreia da participação feminina no curso contou com a participação de 1 mulher. Hoje, o total de formadas ultrapassa 200. Este aumento reflete o interesse crescente do público feminino no setor elétrico, aliado ao compromisso da distribuidora com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o de número 5, sobre igualdade de gênero. O objetivo da companhia é ter uma elevação progressiva de mulheres em seu quadro de colaboradores. 

 

No dia 30 de maio, ocorreu mais uma Formatura de turma da Escola de Eletricistas, projeto de capacitação em parceria com o SENAI. Com uma turma de 25 alunos, 28% são mulheres, de diferentes gerações. “Com a Escola de Eletricista buscamos garantir a disponibilidade de profissionais qualificados e capacitados para o setor elétrico da Bahia. A inclusão das mulheres em uma atividade historicamente executada pelos homens tem contribuído para levarmos uma melhor experiência para os nossos clientes.”, destaca o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Luiz Antonio Ciarlini. 

 

Formanda da última turma, Andrea Duarte, 42 anos, se viu radiante com a nova formação. "Conhecimento nunca é demais, amei a experiência de estar diante de uma nova oportunidade profissional”, confessa a eletricista.  Além de iniciar uma nova trajetória na carreira, passando da área de administração para a eletrotécnica, Andrea vê o curso de eletricistas como uma forma de exercer o empoderamento feminino. "Numa área voltada para o público masculino, temos agora a oportunidade de mostrar que também podemos exercer essa profissão", celebra.  

 

Em 2019, a Neoenergia Coelba passou a disponibilizar turmas exclusivas e reservar parte das vagas da Escola de Eletricistas para o público feminino. Hoje, a distribuidora opera com quase 140 mulheres no seu quadro de colaboradores, 97% delas formadas pela Escola. 
 

O curso da Escola de Eletricistas é oferecido também nos estados das outras distribuidoras da Neoenergia, em Pernambuco, Rio Grande do Norte, Brasília e São Paulo.  Após concluída a capacitação, os formados passam a compor o “Banco de Talentos” da companhia para possíveis oportunidades de trabalho. Preparados para o mercado de trabalho, a chance de empregabilidade é maior, o que contribui para geração de renda no estado.

 
Sobre a Neoenergia Coelba - A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).
 

Voltar