Ampliação
da automação faz parte do projeto de smart grids (redes inteligentes) da
Neoenergia Coelba e já beneficia 10,3 milhões de baianos
Cerca de 150 mil
quilômetros de rede elétrica automatizada e 10 milhões de
baianos beneficiados. Esses números são resultado dos investimentos da
Neoenergia Coelba na automação do sistema elétrico da Bahia. Em todo o estado
já foram instalados 232 equipamentos para automatização como
religadores, chaves automatizadas, sensores inteligentes, além da lógica de
self-healing neste ano. Integrados eles permitem realizar comandos direto do
Centro de Operações da distribuidora, garantindo maior continuidade no
fornecimento de energia.
O projeto de smart
grids da companhia é ampliado a cada ano e o sistema de automação já
está presente em 288 municípios. Apenas com a
lógica self-healing, já são mais de 710 mil clientes
beneficiados. Até junho deste ano a distribuidora aumentou
em 13,23% a presença dessas tecnologias de automação em novos trechos
da rede. Isso representa um número de 187 religadores e 80
sistemas de self-healing instalados em cidades das regiões Sul, Norte e
Centro.
Os equipamentos
automatizados que possuem a lógica de reconfiguração automática,
denominada self-healing, permitem retomar o fornecimento de energia, em
uma área interrompida, com até 60 segundos. Ao detectar uma interferência, que
pode ser causada por queda de árvores, efeitos climáticos ou animais,
o self-healing - do inglês “auto recomposição”, isola automaticamente
a região afetada e reconecta a rede por outro caminho, garantindo o retorno
imediato do serviço. A automação a partir dessa tecnologia permite que
o menor número de clientes seja impactado por uma
ocorrência de interrupção. Essa e outras tecnologias utilizadas pela
Neoenergia Coelba estão conectadas ao sistema integrado do COI, e contribuem
para um atendimento mais célere e seguro aos baianos.
Associado ao plano de
expansão de redes automatizadas está a programação de manutenções da companhia,
que ocorrem diariamente. As ações para a confiabilidade da rede elétrica já têm
reflexos nos indicadores de qualidade no fornecimento de energia aos clientes. Nos
últimos meses, o índice que afere a duração média de interrupção por clientes
(DEC) ficou melhor que o limite regulatório determinado pela Agência Nacional
de Energia Elétrica (ANEEL), registrando 12,49 horas. O resultado significa que
a Neoenergia Coelba mantém uma continuidade de 99,86% no fornecimento de
energia aos consumidores, que recebem a energia de forma contínua e confiável,
com menos horas de interrupção.