Ampliação de subestação de transmissão reforçar confiabilidade do fornecimento de energia em Salvador

17/12/2020

A Neoeenrgia, controladora da Coelba, concluiu as obras de ampliação da subestação de transmissão Narandiba, localizada em Salvador (BA). A companhia instalou o quarto transformador do empreendimento, para reforçar a confiabilidade e a segurança da energia para os consumidores. O equipamento reduz a tensão da energia de 230 kV para 69 kV e tem potência de 100 MVA. Foram beneficiados mais de 180 mil clientes da concessionária. 

“A ampliação da subestação Narandiba beneficiará os consumidores da Coelba na Região Metropolitana de Salvador com o reforço na confiabilidade. Com o novo transformador, será possível atender às cargas da capital com ainda mais segurança”, afirma o diretor de Transmissão da Neoenergia, Luís Alves.  

As obras na subestação foram autorizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio da resolução número 7.485, de 27 de novembro de 2018. O empreendimento está em operação desde 2011 e já contava com três transformadores de 230/69 kV, com potência instalada total de 300 MVA.  

Narandiba possui equipamentos de ponta e utiliza a tecnologia Gas Insulated Switchgears (GIS), em que é utilizado um gás para proporcionar o isolamento dos equipamentos. Com isso, a distância entre eles é reduzida e, consequentemente, a área necessária para instalar a subestação. 

Sobre a Coelba

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).


Voltar