Agentes de Educação e de Saúde participam de ação e mutirão de limpeza com o apoio do Limpa Brasil e da Coelba

08/06/2018
Nos dias 12 e 13 de junho, cerca de 500 pessoas, entre alunos do Villa Campus, agentes de educação do Parque Social e da Secretária Municipal de Saúde, vão participar de uma ação do Movimento Limpa Brasil, em Salvador. A intenção é convidar a sociedade a fazer parte do Maior Movimento Mundial que será realizado em 15 de setembro 2018: 150 países limpando suas cidades. A iniciativa tem a finalidade de despertar a atenção da população para a responsabilidade, cuidado e preservação do meio ambiente.

Como parte da ação, no dia 13/06 (quarta-feira), será realizado um mutirão de limpeza no bairro de Canabrava, no entorno da Escola Municipal Comunitária de Canabrava, com a participação de cerca de 200 pessoas. Além do mutirão de limpeza, o evento contará com diversas atividades, como o plantio de mudas, que será realizado pela Secretária da Cidade Sustentável e Inovação – CESIS; e a palestra de Tião Santos, cofundador do Movimento no Brasil, ex-presidente da Associação dos Catadores do Jardim Gramacho e personagem principal do documentário Lixo Extraordinário, que concorreu ao Oscar.

A Secretária de Saúde vai realizar apresentação sobre “Herboviroses“, doenças causadas pelo lixo. Para encerrar a programação, os participantes vão obter informações sobre a importância e os benefícios do descarte correto do lixo, em apresentação do Vale Luz.

Todo material reciclável coletado durante o mutirão será trocado por descontos na conta de energia, por meio do projeto Vale Luz COELBA, que integra o Programa de Eficiência Energética da companhia de eletricidade, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O descarte irregular de lixo é uma questão de cidadania e educação, mas também de saúde pública. “Coletar, descartar e tratar resíduos é de interesse de toda a sociedade e todos, sem exceção, precisam fazer a sua parte”, afirma Edilaine Muniz, coordenadora do Movimento Limpa Brasil.

A parceria envolve o Movimento Limpa Brasil, idealizador do evento, Projeto Vale Luz COELBA, Parque Social, Villa Campus, Prefeitura de Salvador e apoio da Rede Bahia.
 

Programação 12/06 – terça-feira

Local: Teatro da Cidade - Av. Luís Viana, 7731, Subsolo 1 – Paralela.
14h - Palestra Tião Santos
14h50 - Reflexão sobre os impactos causados pelo Lixo – Parque Social
15h30 - Palestra do Vale Luz “A importância e os benefícios do descarte correto”
16h00 - Plantio de Mudas

Programação 13/06 – quarta-feira

Local: Escola Municipal Comunitária de Canabrava - Rua Bem-te-vi, Canabrava. 
9h - Palestra Tião Santos
10h - Mutirão de Limpeza em Canabrava
11h - Plantio de Mudas
08h às 14h – Tenda do Vale Luz - troca de material reciclável por desconto na conta de energia. Serão aceitos papel, papelão, garrafa pet, lata de alumínio e óleo vegetal (coco, de cozinha, soja, canola, girassol, milho).

​Sobre o Vale Luz da Coelba

Criado em 2008, o Projeto Vale Luz Coelba recebe material reciclável em troca de descontos na fatura de energia elétrica. O projeto possui postos fixos em shoppings de Salvador e atua em comunidades de baixa renda com tendas adaptadas e caminhões que fazem a visita quinzenal para recolher os resíduos.

São aceitos para troca, produtos como metal (latas de alumínio e ferro), papel (papel branco, revista, jornal, panfleto), papelão e plásticos (garrafas pet, embalagens de detergente e produtos de higiene) e óleo vegetal.

Limpa Brasil-Let’s do it!

A proposta do Movimento Limpa Brasil – Let’s do it! é criar uma nova cultura com relação ao descarte correto do lixo, além de incentivar a sociedade a limpar e manter as cidades limpas. Por esse motivo, um dos pontos mais importantes do evento é o envolvimento das escolas municipais, com a realização de palestras e seminários, dinâmicas de grupo e gincanas, capacitação de professores e a estruturação dos pontos de coleta de materiais recicláveis durante a semana de mobilização. Esse movimento gera um engajamento da comunidade local e incentiva a transformação de alunos, pais, parentes e profissionais envolvidos em agentes de mobilização, que alertam sobre os malefícios do descarte incorreto do lixo.

​​​
Voltar