Iniciativa teve investimento de R$ 7,9 milhões até setembro.
A Neoenergia Coelba segue contribuindo para aumentar a eficientização e incentivar o consumo mais consciente de energia elétrica em toda a Bahia. Somente em 2021, mais de 86 mil lâmpadas LED foram substituídas e doadas pela distribuidora para 222 prédios públicos, ONGs, escolas e hospitais em diversos municípios do estado. Além de contribuir com o meio-ambiente, a iniciativa permite uma boa economia financeira para essas instituições.
Com investimento de R$ 7,9 milhões até setembro, a iniciativa da Neoenergia Coelba proporcionou uma redução no consumo de energia superior a 1,9 GWh/ano, representando uma diminuição nas emissões de CO2 na atmosfera e impactando positivamente a sociedade. Esta é mais uma iniciativa da distribuidora com o objetivo de auxiliar no processo de descarbonização em sua área de concessão.
Entre as instituições públicas beneficiadas estão a Universidade Federal da Bahia, que teve mais de 33.000 lâmpadas substituídas, o Hospital de Salvador, a Universidade Estadual de Feira de Santana e o campus localizado em Ilhéus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Além disso, o Abrigo do Salvador, localizado em Campinas de Brotas, também foi beneficiado. Neste ano, o projeto também contemplou a instalação de 6 sistemas solar fotovoltaico em 6 instituições, totalizando 364,6 kWp.
O uso de lâmpadas LED traz uma série de benefícios, além de gerar economia de energia. Elas possuem maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram 15 mil horas. A tecnologia também causa menos impacto ambiental. O LED não possui elementos tóxicos na sua composição, ao contrário das lâmpadas fluorescentes, que possuem mercúrio, gerador de resíduos prejudiciais ao meio ambiente quando estas são descartadas de maneira irregular em rios e aterros.
A iniciativa faz parte do Projeto de Eficientização de Edificações, executado com recursos oriundos do Programa de Eficiência Energética (PEE) e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. O objetivo é gerar uma economia de cerca de 40% no sistema de iluminação contemplado com ação de retrofit, além de estimular o consumo consciente de energia elétrica.
Essas ações de substituição e doação de lâmpadas LED, além de compor o Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Coelba estão alinhadas e contribuem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – conjunto de 17 temas e 169 metas para o alcance de um mundo mais sustentável, conforme determinado pela Assembleia Geral das Nações Unidas da ONU.