Segurança na Internet


Saiba como proteger seus dados e usar com segurança os nossos canais

golpes-internet.png

O QUE É PISHING? COMO IDENTIFICAR UM SITE FALSO E NÃO SER "PESCADO"

Phishing é uma forma de fraude na internet, onde um hacker tenta fingir ser uma pessoa ou organização legítima com intuito de roubar informações. Uma forma de fazer isso é através de e-mail, whatsapp, redes sociais, SMS, etc. Ele envia uma mensagem por meios digitais, que tenta enganá-lo para revelar informações pessoais ou financeiras, como números de cartão de crédito, números de segurança social e senhas. Phishing é um dos golpes mais comuns na web e os cyber criminosos estão constantemente modificando seus ataques para incluir detalhes que farão você acreditar que o golpe é real.
 
Em uma tentativa de phishing, um cyber criminoso pode te enviar uma mensagem supostamente de um site de vendas, por exemplo, pedindo que você confirme ou modifique suas informações de conta clicando em um link. E é aqui que está o problema. Depois de clicar no link, ele lança um trojan, um programa malicioso que parece ser confiável e que instala um registrador de batidas de teclas na sua máquina.  Este programa de captura de teclas, em seguida, registra tudo o que você digita, incluindo suas senhas.
 
O link também pode levá-lo a um site de vendas falso, que pede que você insira suas informações pessoais. Para um usuário inexperiente, este site falso parece idêntico a home page do site real porque o hacker se deu o trabalho de copiar arquivos e telas do site. Mas quando você tentar efetuar um login com a sua conta, o site falso solicitará informações que o site real nunca faria. Em alguns casos, ele pode pedir não apenas seu nome e endereço, mas também o número da sua conta, a palavra-chave, senha, os últimos oito dígitos do seu cartão de crédito e o código de segurança.
 
FIQUE ATENTO

​• As empresas não costumam enviar mensagens nas redes sociais solicitando informações pessoais e financeiras dos seus clientes. Dito isso, entre em contato diretamente com a empresa se você suspeitar de alguma mensagem.

​• Nunca clique em um link ou abra um anexo em uma mensagem que solicite informações confidenciais ou pagamentos. Provavelmente é uma tentativa de phishing.

​• Confira sempre os dados do perfil ou endereço de e-mail que te enviou a mensagem, pois eles podem ser bastante similares ao original, mas sempre com modificações sutis, que podem identificar o hacker.

​• Copiar o logotipo da empresa também é uma maneira de desviar a sua atenção e tranquilizá-lo. Vá para o site diretamente. Preste bastante atenção no link, pois os criminosos tendem a deixar parecidos com o link da empresa que estão tentando fraudar, para dar uma credibilidade maior.

​• Não use ou clique nos links fornecidos nas mensagens das redes sociais ou e-mail. 
 
Para concluir, qualquer conteúdo, seja ele um link ou um arquivo anexo em uma mensagem suspeita nas redes sociais ou e-mail, não devem ser abertos de forma alguma. Uma boa dica é não usar as mesmas senhas para o seu banco e outros sites e sempre ficar atenta na hora de clicar em algum link recebido por qualquer meio de comunicação (e-mail ou rede social). 


COMO IDENTIFICAR PERFIS FALSOS

Infografico-perfis-falsos.jpg


NOSSOS CANAIS OFICIAIS

A Neoenergia Coelba não aborda clientes nas redes sociais ou através de ligações telefônicas, pedindo um código, senhas ou dados pessoais. Não forneça seu número de telefone ou informações pessoais (cpf, conta contrato, etc) para perfis que não são oficiais da Neoenergia Coelba​. Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com os nossos canais oficiais.​

neoenergia_redes_sociais.png​ ​
​ ​ ​ ​ ​ ​neoenergia-coelba.png ​•   Facebook
​•  Twitter
​ •  Linkedin
​ •  Instagram
​ • Youtube
WhatsApp

Nós não abordamos clientes solicitando códigos enviados para o seu celular ou senhas de acesso.

 

Sempre que receber uma ligação, antes de se identificar, pergunte para quem é direcionada a ligação.

Se na ligação alguém se identificar como funcionário Neoenergia Coelba, certifique-se que a ligação é para você e peça que informe os seus dados para confirmar a veracidade da ligação.

Caso quem esteja ligando não saiba informar seus dados de cliente, não passe nenhuma informação.

Nosso Whatsap oficial:

Neoenergia Coelba – (71) 3370-6350

 

Geralmente, quando o cliente comenta nossas publicações, nós comentamos na sequência pedindo que o próprio cliente faça contato via direct, sendo assim certifique-se que está realizando o contato com nossos canais oficiais.

 

Preste atenção às saudações utilizadas e forma de falar: muitas comunicações falsas começam com “Querido(a) cliente”. Neste caso, seja cuidadoso e não clique em nenhum link ou botão enviado.​​

 

Muitas vezes palavras erradas facilitam as fraudes, pois burlam filtros anti-spam em diversas plataformas, portanto, fique atento aos erros de português, concordâncias erradas e até palavras faltando.​​

Se a URL enviada tiver um “@” no meio, há uma boa chance de ser um link fraudulento. Mesmo que o link contenha uma palavra ou expressão que seja do seu interesse, esse link pode não ser original.

Não se esqueça de nos avisar pelos nossos canais oficiais caso encontre alguma atividade suspeita em nome da Neoenergia Coelba​.

• Antes de começar a interagir com o contato, confirme se o número é o mesmo que está disponível na página web da Neoenergia Coelba e no instagram oficial;

• Só serão solicitados dados como CPF e conta contrato para confirmação;

• A página do WhatsApp da Neoenergia Coelba não solicita nenhum pagamento. Apenas envia a fatura em PDF e o código de barras. Quer saber mais sobre sua conta, clique aqui.

• A Neoenergia Coelba não solicita cópias de nenhum documento. Apenas no atendimento via call center, se necessário. Após transferência para o atendimento humano, cópias de documentos podem ser solicitadas;
 
• Os números oficiais possuem símbolo de verificação;

• A conta da Neoenergia Coelba é comercial e oficial, informação que está escrita na nossa página;

• A Neoenergia Coelba não solicita pagamento em nome de pessoa física (beneficiário e/ou avalista) e os boletos são conveniados ao Banco do Brasil.